Em Guaíra (PR) clima vem contribuindo com o desenvolvimento do milho safrinha, mas possibilidade de geada preocupa
Podcast
Em Guaíra (PR) clima vem contribuindo com o desenvolvimento do milho safrinha, mas possibilidade de geada preocupa
A safrinha de milho em Guaíra, no Paraná, deve ter boa média de produtividade, chegando à casa das 100/110 sacas por hectare, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Silvanir Rosset. Ele explica que, apesar do plantio ter sido "escalonado", devido às chuvas durante o trabalho de colheita da soja e semeadura do cereal, o clima vem contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas.
"A maior parte das áreas está com o milho com os grãos leitosos, e outras partes em floração e enchimento de grãos, por isso, já que as chuvas cortaram há alguns dias, precisamos que venham novas chuvas para ajudar nessa fase de enchimento", disse.
Como o plantio foi estendido, Rosset explica que, mesmo sem a previsão meteorológica de geadas no momento, existe esta preocupação,e caso o fenômeno aconteça, pode atingir perto de 80% das plantações no município com o milho ainda não tão resistente ao frio.
"Em relação à comercialização, poucos contratos antecipados foram firmados, já que com as perdas nas safras anteriores, o produtor ficou reticente. Agora, com a queda nos preços do milho, o produtor deve ter prejuízo, e a situação deve desestimular investimentos na próxima safra", afirmou.
1 comentário
B3 realiza lucros nesta quinta-feira, mas preço do milho acumula valorização de 5,3% ao longo de outubro
Números do USDA são positivos para o milho, mas força em Chicago é limitada
Preços do milho abrem a 5ªfeira com movimentações no campo misto da B3
Radar Investimentos: Mercado do milho no Brasil segue firme
B3 fecha 4ªfeira estável, com milho ainda em patamares mais elevados do ano
Radar Investimentos: A previsão de uma safra de milho menor também movimenta o mercado
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR
Esqueça a chuva. Não tem. Se preocupe com o orvalho, insuficiente para para a planta, prém mais que suficiente para o desenvolvimento de doenças