Campanha de incentivo à carne suína quer elevar consumo de 15 kg para 18 kg per capta no Brasil. Cada kg requer 100 mil matrizes a mais no plantel

Publicado em 23/10/2015 09:34
Campanha de incentivo à carne suína quer elevar consumo de 15 kg para 18 kg per capta no Brasil. Cada kg requer 100 mil matrizes a mais no plantel

O consumo de carne suína vem aumentando anualmente no Brasil, atualmente gira em torno de 15/kg per capita, mas ainda está abaixo do potencial do mercado nacional.

Apesar de ser o 4º maior produtor de carne suína e o 4º no ranking de exportação, na comparação com outros países o Brasil ainda tem um consumo baixo. Segundo o gerente de produto da MSD Saúde Animal, Robson Gomes, em algumas nacionalidades o uso chega a 60/kg per capita, e no Brasil apenas 4/kg dos 15/kg per capita corresponde a carne in natura.

Visando melhorar esse aproveitamento a ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) desenvolveu uma campanha em junho deste ano. Idealizado pela Associação com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a campanha “Escolha + Carne Suína” tem por objetivo mudar o cenário de consumo da carne suína no Brasil, por meio de um trabalho conjunto que vai desde a produção a comercialização da proteína.

"Nós queremos chegar a pelo menos 18/kg por capita em poucos anos", o grande limitador é "que os brasileiros ainda possuem muitos mitos sobre a carne suína e essa campanha procura esclarecer essas dúvidas", explica Gomes.

Ao contrário do imaginário popular a carne suína não tem uma alta concentração de gordura, pois ela fica localizada na parte externa da musculatura. Além disso, nos últimos anos houve uma intensificação em pesquisas genéticas para desenvolver uma carne mais saudável.

Outro mito é que o consumo de suínos pode transmitir doenças, mas Gomes explica que "há muitos anos atrás o animal era criado solto, com acesso a terra podendo fazer parte do ciclo da cisticercose. Mas isso já não acontece há muitos anos", ressalta o diretor.

Para incentivar o consumo e desmitificar esses mitos a campanha em parceria com redes de supermercados está promovendo ofertas, informações educativas e atividades voltadas ao incentivo do consumo de carne suína. Além disso, foi criado o site “Mais Carne Suína” para trazer informações sobre a saudabilidade, versatilidade, qualidade e sabor da proteína através de dicas e receitas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário