ENIPEC 2010: Alysson Paolinelli, Ex-ministro da Agricultura, fala sobre o progresso do agronegócio brasileiro

Publicado em 05/05/2010 18:41 e atualizado em 06/05/2010 14:42

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, realizou um discurso durante a ENIPEC 2010 e foi aplaudido por todos os participantes e representantes do setor agropecuário, ao relembrar o processo de crescimento do agronegócio brasileiro.


Paolinelli falou sobre as dificuldades que o país enfrentou antes do período Juscelino e Vargas, quando o Brasil ainda não era autosuficiente na produção de alimentos. “Naquela época o país não tinha capacidade, tampouco competitividade para dar sustentação à produção de alimentos”.  De acordo com ele, foi nesse mesmo período em que o Brasil iniciou as importações.


O ex-ministro falou, também, da importância do setor cafeeiro, que durante anos manteve financeiramente o Brasil. “O produto de melhor valor na época era o café. Sobrava dinheiro e ajudava o país a se alavancar, o Brasil tinha quase 80% do mercado” garantiu.


De acordo com Alysson, em 1968, houve a crise mundial de alimentos e os EUA, que era a maior potência, acabou se confessando incapaz, e fez o primeiro embargo não-político. “Com isso, o mercado explodiu, o preço dos alimentos dobrou, e o Brasil não tinha auto-suficiência. Grande parte dos alimentos do país era importado”. 


Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, Paolinelli fez questão de frisar a importância da agricultura. “Sempre foi a agricultura que fez o Brasil caminhar, com produção de café, cacau, borracha”.


Além de relembrar o passado, o ex-ministro se mostrou indignado com o que vem ocorrendo em relação à legislação ambiental. “Fazer legislação com base no achismo é burrice” disse ele. “Hoje somos detentores da melhor tecnologia tropical do globo, e que para azar dos nossos concorrentes, ela é muito mais sustentável”.


Paolinelli acredita que hoje o Brasil está acuado, em função de todos os protestos provenientes de ONGs internacionais, fazendo com que o produtor rural se sinta o causador de todos os males. “Isso é uma mentira” bradou. “Hoje criaram uma legislação que impede o país de progredir”.


Ele finalizou o discurso falando que o maior avanço que a agricultura conquistou e vai continuar conquistando, está na melhora dos preços para o consumidor final, permitindo que esse povo brasileiro tenha a possibilidade não apenas de comprar um carro, alimentos, mas que possam também enviar seus filhos às universidades, para que no futuro o Brasil tenha pessoas capacitadas para lutar por um progresso muito maior do que os que vem sendo impostos e barrados atualmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    .Sr. João Olivi, o Sr. Alysson foi ministro no governo Geisel e neste governo SÓ foi criado a EMBRAPA e o PROALCOOL sem comentar outras ações que promove- ram o MILAGRE BRASILEIRO . Hoje o Brasil exporta tecnologia desenvolvida pelos técnicos da EMBRAPA e é o maior produtor mundial de cana-de-açucar , graças ao PROALCOOL.

    0