Brasil tem cenário político menos turbulento e momento já reflete em um dólar mais pressionado; atenção na comercialização e compra de insumos

Publicado em 09/04/2015 09:05
No Brasil, a perspectiva de um cenário mais tranquilo na cena política pressiona o dólar frente ao real. Estabilidade trouxe algum equilíbrio ao mercado, porém, movimento pode ser passageiro. Para o produtor brasileiro, momento é de atenção, principalmente na compra dos insumos. Veja os comentários de Telmo Heinen.

O dólar caiu quase 2,5% antes o real nesta quarta-feira (08), refletindo uma percepção mais positiva do quadro político local após o vice-presidente da República, Michel Temer, assumir a articulação política do governo e firmar acordo com líderes do Congresso para apoiar o ajuste fiscal.

Temer substituiu o ex-ministro Pepe Vargas, que na noite de quarta convocou uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto para declarar o convite da Presidente Dilma Rousseff em assumir o cargo de Secretário de Direito Humanos, no lugar de Ideli Salvatti. 

Pouco depois afirmou aos jornalistas que a decisão do comando da Secretária de Direitos Humanos ainda não tinha sido confirmada. Mas, no final da noite o Planalto afirmou a ida de Vargas a Secretária.

Para o analista em comercialização, Telmo Heinen, a estabilidade política proporcionou maior equilíbrio ao mercado - mesmo com as aprovações que afirmam a derrota do PT – com isso, o câmbio pode alcançar os R$ 2,60 a R$ 2,80.

Porém, as discussões polêmicas "só serão votadas na semana que vem, e até lá essa aparente calma vai manter as coisas no equilíbrio", explica Heinen.
Com possível desvalorização do dólar, caso as condições políticas continuem apresentando estabilidade, a orientação do consultor é que os produtores "vão realizando médias, vendendo e comprando parcelado, e a longo prazo os preços podem subir em função do plantio dos americanos", ressalta.

Nessa perspectiva o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), traz nesta quinta-feira (09) seu novo boletim mensal de oferta e demanda e as expectativas do mercado apontam para uma redução dos estoques finais norte-americanos de soja e uma manutenção para os estoques mundiais. Além disso, chegam ainda os números atualizados das vendas semanais para exportação também trazidos pelo departamento agrícola norte-americano.

"O número dos estoques são mais importantes para os especulados, porque o que interessa mesmo é a produção. Então a expectativa de produção que influenciara no estoque de amanha ou depois. Sempre lembrando que as pessoas tem que fazer analise considerando que o estoque divulgado é do dia 31 de agosto", 

Sendo assim, os estoques podem aumentar mesmo que não tenha aumento de produção, haja vista que o baixo consumo contribui para o acumulo da produção.

 

Royalties

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão de liminar que proíbe a Monsanto de cobrar royalties de soja transgênica Intacta RR2 na moega, ou seja, ao dar entrada da produção nos armazéns.

A ação foi motivada pelo sindicato rural de Sinop (MT), considerando que a multinacional realizava cobrança duplicada sobre a produção. A decisão é valida apenas para o Estado do Mato Grosso, mas já abre precedente para que outros sindicatos e estados.

Contudo, Telmo lembra que a Monsanto tem o direito de recorrer a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, e que o momento é de aguardar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário