CPI das invasões de terras atinge o número regimental de assinaturas na noite desta 4ª (15)

Publicado em 15/03/2023 17:34 e atualizado em 15/03/2023 20:43
Tenente-Coronel Zucco - Deputado Federal pelo Republicanos-RS
Pedido precisa de menos de 10 assinaturas para ser instaurada, como detalhou o deputado Tenente Coronel Zucco

Podcast

Pedido precisa de menos de 10 assinaturas para que CPI seja instalada 

Notícia atualizada às 20h40 (Brasília)

CPI das invasões de terras atinge o número regimental de assinaturas

O requerimento unificado da oposição para a instalação da CPI que pretende investigar a onda de invasões de terras atingiu, nesta quarta-feira (15), o número regimental de 171 assinaturas. A conquista dos apoios só foi possível graças à união de esforços dos gabinetes dos deputados federais Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), Kim Kataguiri (União-SP) e Ricardo Salles (PL-SP). O apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), presidida pelo deputado Pedro Lupion (PP-PR), foi fundamental para que a proposta superasse mais de um terço dos parlamentares. O próximo passo será o protocolo formal da CPI, que anunciaremos no momento oportuno para que a sociedade tome ciência da indignação desta Casa com as ações criminosas contra os homens e mulheres do campo. Agora, buscaremos o diálogo com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), para que possamos iniciar os trabalhos no menor espaço de tempo possível. Precisamos investigar com todo o rigor quem está financiando o terror no campo.

Deputado Federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS)

Logotipo Notícias Agrícolas

O pedido para a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre as invasões do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) já havia coletado 163 assinaturas até o final da tarde desta quarta-feira (15), faltando somente oito para que o processo avance e a CPI seja instaurada. A informação foi dada ao Notícias Agrícolas, com exclusividade, pelo deputado federal Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). 

"Estamos avançando muito rápido (...) Teremos o apoio de mais parlamentares, não vamos parar no número limitado e esperamos poder investigar todas essas invasões que estão acontecendo em propriedades privadas, muitas vezes de forma criminosa, em propriedades produtivas ou que não são produtivas, mas que não cabe ao MST elencar isso, cometendo crime de invasão", detalhou o deputado. 

O financiamento do movimento é um dos principais pontos de investigação que deverá ser feita na CPI, inclusive entre autoridades e parlamentares que possam estar envolvidos e fortalecendo o movimento. 

"Na prática, as invasões não pararam. As invasões continuam e não podemos admitir. Quem fez reforma agrária foi o governo Bolsonaro, entregando mais de 460 mil títulos de propriedades rurais para assentados e pequenos agricultores, com legalidade jurídica, assistência técnica, isso sim é pensar em uma reforma agrária adequada. Existe o Incra para avaliar se a terra é produtiva e o próprio Incra que vai determinar os meios para a doação de títulos", complementa o parlamentar. 

Os três documentos que circulavam no Congresso Nacional buscando garantir o número necessário de assinaturas para que a Comissão Parlamentar de Inquérito seja protocolada foram unificados pela bancada ruralista, liderada pelo presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), o deputado Pedro Lupion (PP-PR). O escolhido foi o requerimento do deputado federal Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), o qual já contava com 150 das mais de 270 necessárias. 

“A FPA está junto na coleta de assinaturas, e nós estaremos em peso participando desta comissão para entender da onde vem o financiamento, quem é que está motivando essa onda de invasões e, principalmente, por ter certeza de ser uma questão política e não agrária, investigar o que está acontecendo em pleno 2023, invasão de propriedade privada e de propriedades produtivas”, afirmou Lupion. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Há algum tempo, citei nesse espaço que o maior legado de JAIR BOLSONARO é: A MUDANÇA DO MODO DE PENSAR !

    Aí está o resultado. Congressistas eleitos no último pleito e, muitos sob a pressão de seus eleitores, buscam a verdade nesse emaranhado do socialismo/comunismo que esta facção petista impõe no nosso país.

    CHEGA DE BANDITISMO TRAVESTIDO DE "JUSTIÇA SOCIAL" !!!

    JUSTIÇA é um conceito & JUSTIÇA SOCIAL é uma MENTIRA dessa facção fascista da extrema esquerda...

    9
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Sr. Paulo. Prá mim o ex-presidente está longe de ser um grande lider, de ser um reformista ou um estadista. A lição que colho do político Jair Bolsonaro foi mostrar um norte para o Brasil, que este país, se quiser tem conserto sim, tem um grande e belo futuro. Mas a lição é: união da população para combater os burocratas estatais (corporações funcionários públicos) e políticos demagogos.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Gilberto, penso exatamente a mesma coisa, aliás acho o BOLSONARO CULPADO por ter perdido eleitores, pois nos 94 milhões que não votaram no Lula, se não tivesse negado as vacinas, teria mais votos---BOLSONARO é burro e covarde, porque se ele tivesse tomado providências com relação ao ministro do STF as coisas teriam ido diferente---Agora o suporte parece que quer tranforma-lo no Peron/ Evita, e isso rende a situação ridicula-- Se tivesse a inteligência, o brio, e a oratória do Tarcísio trata-se eleito

      9
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Sem uma mudança radical no sistema político do Brasil não vejo futuro melhor pro País.., infelizmente, apenas trocam os cachorros , a coleira é sempre a mesma.., nem as forças armadas dá jeito mais.., bom nem ELES querem, ...

      1
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Está tudo Contaminado, de mamando a caducando.., Lascouuu..

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Existem palavras que têm o seu significado e, cumprem o seu papel na linguagem de um povo. Fazendo de forma simples a COMUNICAÇÃO.

      Aí entra uma classe de indivíduos mal intencionados que começam a usar termos compostos de substantivo + adjetivo ou adjetivo + adjetivo para dar um significado a alguma coisa. Tipo: justiça social, ato antidemocrático, responsabilidade intelectual e, a lista é grande, depende da vontade de montar as letras para formar novos conceitos.

      Veja, nos encontramos em pleno turbilhão da corrupção e, o primordial movimento é a CORRUPÇÃO DA LINGUAGEM. A partir do momento em que é aceita, é só uma questão de tempo para que "tempos estranhos" aconteçam.

      A humanidade sempre esteve às voltas com ondas de progressismo e retrocessos, o que é natural, são "movimentos". Ocorre que a cada movimento, existem as causas e, nem sempre elas são boas.

      O socialismo/comunismo é um "movimento" que iniciou no final do século XIX e, de lá para cá, provocou a morte de mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo.

      Sua implantação, no inicio do movimento era incentivado por uma revolução do proletariado, com uso da força para tomar o poder. Como tudo muda nesse mundo, atualmente usa-se a teoria de Gramsci, que se baseia na teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.

      É nas "instituições culturais" que se molda a linguagem das futuras gerações e, através da "corrupção da linguagem" muda-se os conceitos.

      AGORA VOCÊ ENTENDE QUE A VERBA DE R$ 1 BILHÃO PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA ... TEM SUAS FINALIDADES !!!

      5
  • PAULO ROBERTO COELHO JUNIOR Franca - SP

    Super necessário essa CPI

    6
  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Alguem me refesque a memoria. Alguma vez, alguma CPI apresentou algum resultado pratico, ou só serviu de "palanque" para politicos , principalmente do baixo clero. Vamos a pratica, resolver "in loco" com as forças policiais intervindo sempre que necessario. È mais pratico e fica mais barato.

    0