Produtos protetores com ações múltiplas sobre os fungos são novas ferramentas a serem incorporadas ao manejo de grãos

Publicado em 10/04/2015 13:19
Produtos protetores com ações múltiplas sobre os fungos são novas ferramentas a serem incorporadas ao manejo para reduzir o problema de resistência no campo

Muitos defensivos agrícolas que tinham eficiência no passado começaram a demonstrar resistência a várias doenças, entre elas, a ferrugem asiática.

Nesse sentido, as pesquisas buscam formas de antecipar ou minimizar esses problemas. Segundo Ivan Pedro, pesquisador da fundação Mato Grosso, existem muitos aspectos que influenciam na incidência de pragas e doenças, como o manejo integrado, controle químico, recomendações do vazio sanitário, escolha do cultivar, entre outros.

No que se refere ao controle químico, os fungicidas protetores têm aparecido como alternativa eficaz no controle de doenças, especialmente da ferrugem da soja. Esses produtos "são caracterizados por ser de amplo espectro, ou seja, atuam em vários pontos do fungo", explica o pesquisado.

Além disso, os produtos de contato comparados aos sistêmicos apresentam menores chances de desenvolver resistência à doença, justamente por agir em várias células do fungo.

"Muitas vezes esses fungicidas conseguem melhorar não só a questão do desempenho no controle, mas também conseguem maiores ganhos de produtividade. Mas o beneficio não é só esse, quando pensamos em manejo integrado de produtos, associando produtos protetores aos sistêmicos, nós estamos prolongando a  tempo útil dessas moléculas no mercado", afirma Pedro.

"Os fungicidas protetores vêm no sentido de ajudar e somar aos produtos sistêmicos que já estão no mercado. Um não anula o outro, e não elimina a atuação do outro, são ferramentas adicionais", lembra o pesquisador.

Outro aspecto, é que o desenvolvimento de novas moléculas no Brasil é lento e burocrático, por isso a importância de produtos que potencializam a atuação de princípios ativos já existentes.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • sergio vidal arruda Sapezal - MT

    Estamos usando fungicida protetores, fazendo misturas para controle de ramularia..., tem algum resultado de pesquisa na cultura do algodão???

    0
    • Gilson Hermenegildo de Oliveira Campinas - SP

      Estimado Sergio, Tem sim resultados de pesquisa de Unizeb Gold em algodão . Você pode inclusive perguntar diretamente para os pesquisadores da Fundação MT .

      0
    • sergio vidal arruda Sapezal - MT

      Obrigado estamos usando em mistura com triazol, e com estanhado (mertin)

      0