No RS, produtores finalizam colheita da soja e produção está acima de 15 milhões de toneladas
Nesta safra, a produção de soja do Rio Grande do Sul ficou acima de 15 milhões de toneladas, conforme levantamento da Emater/RS. Os produtores finalizam a colheita e a produtividade média do estado gira em torno de 49 sacas a 50 sacas do grão por hectare, equivalente a 2.900 mil quilos por hectare.
De acordo com o assessor técnico da entidade, Alencar Paulo Rugeri, o cenário é decorrente do aumento na área cultivada nesta safra, que ficou em 5,2 milhões de hectare semeados, e das condições climáticas favoráveis. “A capitalização por parte dos produtores rurais também contribuíram para que as lavouras fossem bem feitas. Esse é um momento muito bom para agricultura do estado”, explica.
Consequentemente, os problemas climáticos foram pontuais, em algumas localidades, e não refletiu no número final da produção. Isso também aconteceu com o aparecimento da ferrugem asiática nas plantações da oleaginosa.
“Assim como o clima foi favorável para a cultura, também foi para a doença. Os produtores enfrentaram essa dificuldade por conta da utilização de produtos e equipamentos inadequados. Claro que essa situação serve como aprendizado e que não dá mais para fazer uma lavoura do escritório, tem que ficar atento à atividade”, afirma Rugeri.
Contudo, o quadro abriu a discussão para a eficiência dos produtos utilizados nas plantas para o controle das pragas e doenças. “Esse é uma situação que ficou bastante latente nesta temporada. Não adianta o agricultor investir em equipamentos modernos, se não souber o momento certo das aplicações e o produto que está sendo adotado”, diz.
Inclusive, essa é a orientação do assessor, que os produtores busquem mais informações. “Tivemos o mesmo problema no ciclo anterior, só que com a lagarta Helicoverpa, porém, os produtores buscaram conhecimento e nessa safra, o cenário foi mais tranquilo”, completa.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes