VII CBSoja: Fungicidas protetores são alternativa para a resistência do fungo causador da ferrugem e viram destaque no evento
Na reunião do Consórcio Antiferrugem, realizado na segunda-feira (22), diversos pesquisadores divulgam seus trabalhos relacionados ao manejo de fungicidas para o controle da ferrugem asiática da soja, e neste evento "ficou evidente a queda da eficiência dos produtos com triazois e estrobilurinas que são usadas atualmente para o controle da doença", explicou Leonardo Magalhães Antonello, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da UPL.
Segundo Magalhães, foram divulgados dados que apontam maior eficiência no combate a doença quando os produtos são aplicados em associação com os fungicidas protetores, como Unizeb Gold. "Em associação com os triazois e estrobilurinas ele foi o melhor produto, e quando utilizado isoladamente também apresentou o melhor desempenho", afirma o coordenador.
Foram realizados mais de 28 testes em todo o Brasil, que atentaram um menor índice de resistência dos produtos quando são utilizados em conjunto com os fungicidas Multissítio. Destacando a importância da resistência nas lavouras de soja, foi realizado no VII Congresso Brasileiro de Soja, palestras sobre o manejo da resistência e seu impacto no sistema produtivo de soja, e o monitoramento da sensibilidade de fungos da soja a fungicidas.
"Tivemos uma palestra do Dr.Andreas Mehl, pesquisador a nível mundial do Instituto de Fungicidas da Bayer, que falou sobre a questão do manejo de resistência. Questionado no final sobre a utilização dos fungicidas protetores ele defendeu o uso dos produtos juntamente com todos os outros produtos de manejo de doenças", declara Magalhães.
O fungicida multissitio da UPL, Unizeb Gold, pode ser utilizado nas culturas de soja, milho e algodão.
1 comentário
Demanda nos EUA, Trump e dólar sustentam altas da soja em Chicago
Sojicultor do Brasil economizou R$72 bi com plantio transgênico em 10 anos, diz Agroconsult
Soja: Cotações futuras seguem trabalhando com avanços na tarde desta 5ª feira na CBOT
Cerca de 95% das áreas de soja já foram plantadas em Campos de Júlio (MT)
Futuros da soja avançam com compras técnicas na manhã desta 5ª feira em Chicago
Em nova nota, presidente da Danone na América Latina lamenta informações "incorretas" sobre declarações a respeito da soja brasileira
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR
Será que ainda vou ver o lançamento de trifluralina? Isso aí é o velho Manzate, o conhecido "Mantegão".... choveu, Lavou... já era uma porcaria no trigo, que é plantado em época seca. Deve ser uma maravilha aplicar em janeiro e fevereiro com uns 400 ou 500 ml de chuva... Acho que vou preferir o benlate.
PODE USAR ENTAO CERCOBIN.................................///////////??????????