VII CBSoja: Fungicidas protetores são alternativa para a resistência do fungo causador da ferrugem e viram destaque no evento

Publicado em 24/06/2015 10:27 e atualizado em 24/06/2015 17:27
VII CBSoja: Fungicidas protetores, como o Unizeb Gold, podem ser alternativa para a resistência do fungo causador da ferrugem asiática. Principal diferencial do produto, que foi destaque no evento, é sua ação multissítio. Produtores, no entanto, precisam estar atentos à recomendações técnicas.

Na reunião do Consórcio Antiferrugem, realizado na segunda-feira (22), diversos pesquisadores divulgam seus trabalhos relacionados ao manejo de fungicidas para o controle da ferrugem asiática da soja, e neste evento "ficou evidente a queda da eficiência dos produtos com triazois e estrobilurinas que são usadas atualmente para o controle da doença", explicou Leonardo Magalhães Antonello, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da UPL.

Segundo Magalhães, foram divulgados dados que apontam maior eficiência no combate a doença quando os produtos são aplicados em associação com os fungicidas protetores, como Unizeb Gold. "Em associação com os triazois e estrobilurinas ele foi o melhor produto, e quando utilizado isoladamente também apresentou o melhor desempenho", afirma o coordenador.

Foram realizados mais de 28 testes em todo o Brasil, que atentaram um menor índice de resistência dos produtos quando são utilizados em conjunto com os fungicidas Multissítio. Destacando a importância da resistência nas lavouras de soja, foi realizado no VII Congresso Brasileiro de Soja, palestras sobre o manejo da resistência e seu impacto no sistema produtivo de soja, e o monitoramento da sensibilidade de fungos da soja a fungicidas.

"Tivemos uma palestra do Dr.Andreas Mehl, pesquisador a nível mundial do Instituto de Fungicidas da Bayer, que falou sobre a questão do manejo de resistência. Questionado no final sobre a utilização dos fungicidas protetores ele defendeu o uso dos produtos juntamente com todos os outros produtos de manejo de doenças", declara Magalhães.

O fungicida multissitio da UPL, Unizeb Gold, pode ser utilizado nas culturas de soja, milho e algodão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Será que ainda vou ver o lançamento de trifluralina? Isso aí é o velho Manzate, o conhecido "Mantegão".... choveu, Lavou... já era uma porcaria no trigo, que é plantado em época seca. Deve ser uma maravilha aplicar em janeiro e fevereiro com uns 400 ou 500 ml de chuva... Acho que vou preferir o benlate.

    0
    • Carlos Roberto Delaflora São Valério do Sul - RS

      PODE USAR ENTAO CERCOBIN.................................///////////??????????

      0