Em Londrina (PR) clima compromete desenvolvimento da soja e a expectativa é de quebra de 20% na produtividade

Publicado em 25/11/2015 09:42
Em Londrina (PR) clima compromete desenvolvimento da soja e a expectativa é de quebra de 20%. Chuvas acumuladas em novembro superam os 400 mm na região. Produtores relatam a necessidade de replantio em muitas áreas. Clima úmido favorece o aparecimento de doenças nas lavouras. Cerca de 30% da safra já foi negociada antecipadamente, com preço médio de R$ 65,00/sc.

 

O excesso de chuva está comprometendo o desenvolvimento das lavouras de soja na região de Londrina (PR), e os produtores já projetam uma quebra de 20% nesta safra.

Somente no mês de novembro as precipitações superam os 400 mm e o presidente do sindicato rural, Narciso Pissinati, afirma que esse cenário já trouxe a necessidade de replantio em algumas áreas.

Além disso, Pissinati ressalta que mesmo as lavouras que conseguiram finalizar a semeadura não estão desempenhando um bom resultado. "As plantas estão formadas, mas em um tamanho muito pequeno, porque estamos a mais de três sem sol, e a falta de fotossíntese prejudica o desenvolvimento", explica.

O excesso de chuva também preocupação quanto ao aparecimento de doenças. A alta umidade nas lavouras tem favorece o desenvolvimento da ferrugem asiática, que pode comprometer ainda mais o rendimento da cultura. De acordo com o Consórcio Antiferrugem, os relatos de ferrugem desde o início de junho até o momento totalizam 66 casos no Brasil, sendo 29 no Rio Grande do Sul e 17 no Paraná, quase o dobro que no mesmo período do ano passado.

Devido as perdas, a expectativa dos produtores é de colher uma produtividade média de 50 sacas por hectare, contra as 60 sc/ha projetadas inicialmente.

"Outro fato que também a gente percebe, é que mais de 30% da safra foi comprometida com contrato futuro de aproximadamente R$65,00/sc, e o comprometimento está agora dele entregar essa mercadoria", alerta Pissinati afirmando que a rentabilidade dos produtores dependerá muito do rendimento da cultura nesta safra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário