Em Londrina (PR), produtores iniciam a colheita da soja e preocupação é com o excesso de chuvas

Publicado em 05/02/2016 08:36
Colheita do grão deve ganhar ritmo nos próximos 10 a 15 dias em Londrina (PR). Precipitações podem ocasionar perdas na qualidade do grão. Perdas nesta temporada devem ficar próximas de 5% na localidade. Produtores também estão preocupados com a logística, já que o excesso de chuvas danificou muitas estradas na região.

Os produtores da região de Londrina, no Paraná, iniciaram a colheita da soja e a expectativa é de boa produção, já que o clima não causou tantos prejudicou como era esperado no inicio da safra.

Apesar do grande volume de chuvas que o sul do país recebeu no segundo semestre do ano passado, o presidente do sindicato rural, Narciso Pissinati, afirma que a redução na produtividade deve ficar em torno de 5% apenas.

As atenções dos produtores se voltam agora para o clima durante os próximos quinze dias, onde os trabalhos de colheita devem se intensificar. "Pelas previsões, na região terá muita chuva ainda até o mês de abril, o que pode atrapalhar e prejudicar a qualidade do grão", acrescenta o presidente.

A preocupação, também está na logística para o escoamento da safra, visto que os temporais durante dezembro e janeiro, danificaram diversas estradas e pontes em todo estado que ainda não foram recuperadas. "Existem algumas alternativas, mas torna mais caro, inviabilizando esse tipo de transporte ou armazenagem", destaca Pissinati.

A propagação de doenças e pragas, mesmo com o grande volume de chuvas, não ocorreu de forma alarmante neste ano. Segundo Pissinati, estudos da Emater apontaram que houve pouca aplicação de defensivos nas lavouras de soja nesta safra 2015/16. "Os custos de produção, inclusive, ficaram menores que no ano passado para grande parte das lavouras", alerta Pissinati.

Comercialização

Aproveitando o pico de preço no segundo semestre do ano passado, boa parte dos produtores realizaram vendas de soja antecipada. Mesmo com os preços em Chicago depreciados, o dólar puxou as cotações no mercado interno, que chegaram a bater recorde no interior do país.

"Agora grande parte já fechou, e seria o momento de aguardar para terminar de vender na época de safra", ressalta Pissinati.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário