Excesso de chuva no PR dificulta controle da ferrugem e aumenta incerteza sobre potencial produtivo da soja no estado
Podcast
Excesso de chuva no PR dificulta controle da ferrugem e aumenta incerteza sobre potencial produtivo da soja no estado
Download

José Eduardo Sismeiro, vice-presidente da Aprosoja PR, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (2) sobre a situação da soja no estado do Paraná, que passa por problemas em função do excesso de chuvas - foram 20 dias de chuvas seguidos -, uma vez que os produtores não conseguem adentrar os campos para realizar o manejo adequado.
Com isso, a maior preocupação se dá em torno da ferrugem, já que as lavouras estão desprotegidas há um bom tempo. A expectativa é de que, agora, o estado tenha dias sem chuva que irão permitir com que os produtores trabalhem. A recomendação de Sismeiro é que esses dias sejam aproveitados para realizar o controle necessário.
A safra já começou com 20 a 25 dias de atraso, com variedades plantadas que teriam melhor produtividade se colocadas no solo no período correto. O Departamento de Economia Rural (Deral) do estado estima uma safra de 19 milhões de toneladas, mas o vice-presidente aposta que esse número pode cair para 17 milhões de toneladas, embora ainda não seja possível apurar o potencial de perdas.
O Paraná deve começar a colher em 20 de fevereiro. Desde o atraso do plantio da soja, o milho safrinha já está comprometido e os produtores, agora, não sabem nem quando irão conseguir plantá-lo.
A comercialização da soja, por sua vez, está atrasada: diante do atraso no plantio, os produtores ficaram com medo de fazer compromissos. Agora, eles devem segurar diante de qualquer oferta abaixo de R$70.
Em relação à ferrugem, a Aprosoja também conversa com a Bolívia e o Paraguai para que estes países repensem a soja safrinha. A curto prazo, Sismeiro aconselha aplicar os produtos mais eficazes possíveis na parte curativa.
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo