Ferrugem Asiática deve aparecer mais tarde na próxima safra de soja do Paraná
Podcast
Incidências de ferrugem na soja 2019/20 - Nelson Harger - Gestor da Área de Produção Sustentável de Grãos - Emater/PR
DownloadNa última safra de soja 2018/19, as condições climáticas durante o inverno do Paraná contribuíram para a chegada da Ferrugem Asiática mais cedo no estado. Os primeiros coletores a identificarem a presença dos esporos foram acionados já no dia 18 de outubro, uma situação bastante atípica, uma vez que a safra 2017/18, por exemplo, registrou o primeiro caso de 1 de dezembro.
Já para esta próxima safra 2019/20, o diretor técnico da Emater/PR, Nelson Harger, destaca que as geadas do inverno, os três meses de estiagem e a falta de condições para o Paraguai iniciar o plantio sedo, vão atuar para atrasar o aparecimento dos esporos no estado.
Segundo Harger, a expectativa é de que os primeiros casos sejam percebidos apenas entre o final de novembro e início de dezembro, quando as previsões apontam a manutenção de chuvas regulares, essenciais para a proliferação da doença.
O especialista conta ainda que, para a safra passada a Emater, em conjunto com a Embrapa Soja, tinham 174 coletores de esporos espalhados pelo estado, e que neste novo ciclo o número irá saltar para 200 equipamentos.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico da Emater/PR no vídeo.
0 comentário
Demanda nos EUA, Trump e dólar sustentam altas da soja em Chicago
Sojicultor do Brasil economizou R$72 bi com plantio transgênico em 10 anos, diz Agroconsult
Soja: Cotações futuras seguem trabalhando com avanços na tarde desta 5ª feira na CBOT
Cerca de 95% das áreas de soja já foram plantadas em Campos de Júlio (MT)
Futuros da soja avançam com compras técnicas na manhã desta 5ª feira em Chicago
Em nova nota, presidente da Danone na América Latina lamenta informações "incorretas" sobre declarações a respeito da soja brasileira