Estiagem prejudica plantio da soja na região de Santiago/RS e lavouras já semeadas terão que ser replantadas
Podcast
Estiagem prejudica plantio da soja na região de Santiago/RS e lavouras já semeadas terão que ser replantadas
DownloadA estiagem que atinge diversas áreas do Rio Grande do Sul está trazendo dificuldades também para as lavouras da safra de verão de soja e milho nos municípios de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó.
Segundo o presidente do Sindicato Rural responsável por estes três municípios, José Luiz Dalosto, o plantio está atrasado na região e as áreas que já foram semeadas vão precisar ser replantadas.
Até aqui, foram plantados 30 mil dos 70 mil hectares de soja em Capão do Cipó, 8 mil dos 50 mil hectares em Santiago e 0 dos 8 mil hectares de Unistalda.
Dalosto destaca que ainda é possível ter uma boa safra de soja na região caso as chuvas voltem e se regularizem. A janela ideal de plantio vai até o dia 15 de dezembro, o que garante prazo para a retomada e término do plantio.
Enquanto isso, a safra de inverno de trigo e aveia vai se encaminhando para o término de colheita. A liderança comenta que as geadas no início do ciclo prejudicaram muito as lavouras de trigo, que agora estão produzindo 30% menos do que era esperado. Até o momento, restam entre 10% e 15% das lavouras de Capão do Cipó e de 5% a 8% em Santiago.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó no vídeo.
0 comentário
Demanda nos EUA, Trump e dólar sustentam altas da soja em Chicago
Sojicultor do Brasil economizou R$72 bi com plantio transgênico em 10 anos, diz Agroconsult
Soja: Cotações futuras seguem trabalhando com avanços na tarde desta 5ª feira na CBOT
Cerca de 95% das áreas de soja já foram plantadas em Campos de Júlio (MT)
Futuros da soja avançam com compras técnicas na manhã desta 5ª feira em Chicago
Em nova nota, presidente da Danone na América Latina lamenta informações "incorretas" sobre declarações a respeito da soja brasileira