Das enchentes no Sul ao fogo no Mato Grosso: safra de soja 23/24 enfrenta dificuldades climáticas em todo o Brasil
Das enchentes no Sul ao fogo no Mato Grosso: safra de soja 23/24 enfrenta dificuldades climáticas em todo o Brasil
A safra de soja 2023/24 está sendo marcado pela irregularidade climática de norte a sul do Brasil. Para entender melhor como estão as condições nas mais diversas regiões produtoras do país, o Notícias Agrícolas reuniu representantes de quatro estados, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Bahia.
Vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, destacou os problemas causados pelo excesso de chuvas, que além de impedir o plantio da soja, aumenta a pressão de doenças no milho e dificulta a finalização da colheita no trigo.
Já no Mato Grosso, o produtor rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, trouxe o cenário de até 50 dias sem chuvas em alguns pontos da região, o que já causa perdas de, no mínimo, 20% no potencial produtivo da soja, que pode ser ainda maior caso as chuvas não cheguem nesta semana.
A falta de precipitações também é problema na Bahia. O diretor do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães/BA, Cícero José Teixeira, aponta que o potencial produtivo das lavouras já foi afetado e haverá dificuldades também para culturas de milho, milheto e feijão caupi.
Por fim, no Paraná, o engenheiro agrônomo do departamento técnico da C.Vale, Fábio Biazoto, ressaltou que há lavouras em condições ruins, mas também existem áreas se desenvolvendo bem. De qualquer forma, a produtividade já deve ser 20% menor do que a da safra passada e haverá consequências para a janela do milho safrinha.
Acompanhe toda a conversa no vídeo
0 comentário
Demanda nos EUA, Trump e dólar sustentam altas da soja em Chicago
Sojicultor do Brasil economizou R$72 bi com plantio transgênico em 10 anos, diz Agroconsult
Soja: Cotações futuras seguem trabalhando com avanços na tarde desta 5ª feira na CBOT
Cerca de 95% das áreas de soja já foram plantadas em Campos de Júlio (MT)
Futuros da soja avançam com compras técnicas na manhã desta 5ª feira em Chicago
Em nova nota, presidente da Danone na América Latina lamenta informações "incorretas" sobre declarações a respeito da soja brasileira