Demanda chinesa enfraquece e soja cai no 1º pregão de 2024 em Chicago

Publicado em 02/01/2024 16:57
Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest
Analista destaca pontos de atenção em janeiro para definição dos rumos do mercado
Podcast

Demanda chinesa enfraquece e soja cai no 1º pregão de 2024 em Chicago

Logotipo Notícias Agrícolas

O primeiro pregão de 2024 na Bolsa de Chicago (CBOT) foi de movimentações negativas para os preços internacionais da soja futura, que recuaram mais de 20 pontos nesta terça-feira (02). 

O Analista de Mercado da Agrinvest, Eduardo Vanin, explicou que a China vinha comprando muita soja dos Estados Unidos nos últimos meses de 2023, mas diante de indicações de que essas compras vão ser paralisadas, o mercado reagiu recuando. 

Vanin destaca que, com uma logística cara e ineficiente, a soja dos Estados Unidos está muito cara em comparação à outras originações como Argentina e Brasil, o que deixa em dúvida se o país irá encontrar compradores substitutos para os chineses. 

Olhando para a frente, o analista aponta que janeiro terá uma série de eventos fundamentais para a definição do rumo das cotações do mercado. Do lado da oferta, Imea, Conab e USDA vão lançar novas estimativas de produção para Mato Grosso e Brasil. Da perspectiva da demanda, as eleições presidenciais em Twain podem alterar a relação da China com o Ocidente e trazer novos componentes para a demanda internacional.  

Confira a íntegra da entrevista com o Analista de Mercado da Agrinvest no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • ANGELO MIQUELÃO APUCARANA - PR

    Eu tenho a impressão de já ter visto esta novela.

    Segundo o boletim de alguém que mediu a área, o Brasil aumentou em quase três por cento a área cultivada com soja em 2023. Também estimaram uma safra de mais de cento e sessenta milhões de toneladas, porém nunca levaram em conta, até porque não sabiam ou não nos avisaram dos problemas climáticos no qual estamos agora, primeiro foi excesso de chuvas, agora um calor escaldante e um sol que parece não se por nunca, tudo isso aliado a falta de chuvas. A soja começou literalmente nadando de braçada, mas não deu e ela eafogou-se, ou foi arrastada para os rios, chegando ao mar antes mesmo de germinar. Não andei pelo Brasil, não andei pelo Paraná, mas ando quase todos os dias nas minhas lavouras, vejo uma situação bastante preocupante, a soja mais velha está morrendo, simplesmente se acabando a cada dia. Na minha área eu estimo uma redução de mais de trinta por cento e, tem áreas piores na vizinhança, tem áreas bem piores país afora, diariamente nos grupos de produtores nos chegam imagens desoladoras onde agricultores já começaram a colher o que restou, algo em torno de oito a vinte sacas por hectare, ou seja, nem os custos. Se a terra é própria da-se um jeito e se consegue sobreviver, mas quem arreanda? Os preços de arrendamento tem subido bastante, culpa de muitos agricultores que se quer fazem as contas e saem por ai tomando terras de outros, oferecendo absurdos e infracionando o mercado, há quem pague absurdos sessenta, setenta sacas por alqueire e ainda dez por cento de inverno, não sei como fazem, penso que estes produzam acima dos duzentos e trinta sacas de soja por alqueire e cento e oitenta sacas de trigo no inverno. Gostaria muito que estas pessoas dessem um curso para nós que patinamos e a cada dia perdemos áreas frente aos absurdos. O fato é que este ano vai peneirar o setor, espero que permaneçamos na peneira, pois quem vazar, fatalmente não volta ao mercado. Está faltando mais o que para que acordemos para a realidade? A soja vai ter uma quebra muito maior que a esperada, os três por cento a mais de área nunca irá compensar a quebra causada pelo mal tempo, pra mim, um caipira, um picão como muitos nos chamam, tudo isso é uma manobra de mercado que tem por objetivo desestabilizar a economia e assim os intermediários enriquecerão como nunca antes. Já disse e volto a dizer, enquanto nós continuarmos a entregar o ouro, jamais iremos andar com as pernas próprias, é preciso repensar o modelo de produção, precisamos urgentemente sair das mãos das grandes cooperativas e afins, precisamos entregar só o necessário para pagar as contas, temos que trabalhar para manter o que é nosso, seja pouco ou muito nas nossas tulhas. É seu o que está na sua tulha... Já dizia meu saudoso pai. Boa sorte a todos.

    1
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Cooperativas antes do ano novo tirando milho a R$72,00 e pagando R$49,00....lucrando quase 50% nas costas do cooperado.

      0
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Do couro sai a correia e do roubo sai o rateio

      0
  • junior cesar gottems são martinho - RS

    Gostaria de entender de onde vai sair esta soja para colher 150 milhões de toneladas.

    1
  • julio monken silva ponta grossa - PR

    Na virada, a população diminuiu...estatística governamental, padrão Conab

    1
    • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

      Anota aí, a primeira de muitas informações noticiosas do ano. è necessário dizer que a china comprará menos soja esse ano, afinal o contrário é impossível tendo a quebra de safra brasileira.

      1