Colheita da soja em Nova Mutum (MT) se encaminha para o final, com perda estimada em 15% a 17%, diz liderança local
Colheita da soja em Nova Mutum (MT) se encaminha para o final, com perda estimada em 15% a 17%, diz liderança local
Pouco mais de 90% das áreas de soja em Nova Mutum, no Mato Grosso, já foram colhidas, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Paulo Zen. Ele explica que até o momento, a perda estimada em relação ao ciclo anterior é de 15% a 17%, com uma média de produtividade de cerca de 50 a 51 sacas por hectare. "Até o final da colheita este número pode mudar", disse.
Segundo ele, apesar de ter havido ataques de mosca branca e de percevejos, o que mais pesou para que houvesse perda na produtividade da oleaginosa foi o clima, já que em novembro faltaram chuvas no Município, justamente na fase em que boa parte das lavouras estavam em fase de enchimnento de grãos.
Em relação ao milho segunda safra, ele explica que a área dedicada ao cereal este ano em Nova Mutum deve ser reduzida em cerca de 20%, devido aos preços e à janela de plantio. Os primeiros talhões semeados, segundo Zen, tiveram bons investimentos, mas os últimos agora, os produtores estão observando o comportamento do clima para saber quanto investir em insumos. Os 20% de área que não serão semeadas com milho devem ser ocupados por milheto ou gergelim, conforme explica o presidente do sindicato.
0 comentário
Demanda nos EUA, Trump e dólar sustentam altas da soja em Chicago
Sojicultor do Brasil economizou R$72 bi com plantio transgênico em 10 anos, diz Agroconsult
Soja: Cotações futuras seguem trabalhando com avanços na tarde desta 5ª feira na CBOT
Cerca de 95% das áreas de soja já foram plantadas em Campos de Júlio (MT)
Futuros da soja avançam com compras técnicas na manhã desta 5ª feira em Chicago
Em nova nota, presidente da Danone na América Latina lamenta informações "incorretas" sobre declarações a respeito da soja brasileira