Rio Grande do Sul começa nova safra de inverno esperando crescimento de área, produtividade e produção
Podcast
Rio Grande do Sul começa nova safra de inverno esperando crescimento de área, produtividade e produção
DownloadA safra de inverno 2021 começa com otimismo no Rio Grande do Sul. As perspectivas apontam para um grande incremento de área cultivada e grandes projeções de produtividade e produção para as principais culturas da estação.
No trigo, por exemplo, a área plantada deve crescer em 13,29% e chegar à 1,08 milhão de hectare, atingindo produtividade 21,6% maior e produção de 2,89 milhões de toneladas, incremento de 37,81% com relação ao ano passado.
Já na canola, o aumento de plantio será de 15,73% chegando à 40,1 mil hectares para uma produtividade 34,5% maior e a produção total de 52,6 mil toneladas, aumento de 55,7%. Cevada e aveia também prometem registrar elevações neste ano.
Leia Mais:
+ Rio Grande do Sul deve colher maior Safra de Inverno em 2021
Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, o estímulo ao cultivo de inverno veio pelos preços altos de mercado para as culturas, da capitalização que os produtores conseguiram com as safras de verão e do entendimento cada vez maior da importância do planejamento de se pensar o sistema de produção como um todo.
Rugeri destaca ainda que as projeções de produção e produtividade são estimativas matemáticas que tem como base a média dos últimos 10 anos e fatores de correção, podendo ser alteradas ao longo do desenvolvimento das lavouras. Por enquanto, o plantio segue avançando bem e as condições de clima são consideradas dentro da normalidade.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico da Emater/RS no vídeo.
0 comentário
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas
Em Pato Branco (PR), trigo é impactado pela segunda vez no mês por geada e especialista já fala em perda de 10% na produção final