Produtor de trigo no Paraná vai ter que colher mais em 2022 para ter a mesma renda do que em 2021
Podcast
Produtor de trigo no Paraná vai ter que colher mais em 2022 para ter a mesma renda do que em 2021
O plantio da safra de trigo 2022 já está praticamente encerrado no Paraná com a confirmação de redução de 5% na semeadura para uma área total de 1,17 milhão de hectare. Até aqui, as condições climáticas são positivas e as lavouras se desenvolvem bem.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, as condições até aqui foram melhores do que as do ano passado, o que projeta um aumento da produção estadual das 3,2 milhões de toneladas de 2021 para 3,9 milhões nesta temporada.
Outro ponto positivo observado é o aumento da cotação do trigo no mercado paranaense, que hoje está ao redor dos R$ 110,00 a saca, um patamar 30% superior ao do mesmo período da safra passada.
Porém, o produtor paranaense vai precisar colher mais para ter a mesma rentabilidade do que em 2021. Godinho explica que os custos de produção subiram ainda mais do que os preços de venda do cereal e o mesmo nível de produtividade de 21 em 22 irá resultar em menos rentabilidade.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.
0 comentário
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas
Em Pato Branco (PR), trigo é impactado pela segunda vez no mês por geada e especialista já fala em perda de 10% na produção final