Após recuperação, soja fecha semana no vermelho em Chicago

Publicado em 22/03/2013 17:25
A sessão desta sexta-feira (22) na Bolsa de Chicago foi de realização de lucros para o mercado da soja. Os preços terminaram o dia com baixas entre 7,50 e 11,25 pontos, registrando uma correção técnica depois das altas de quase 30 pontos no pregão anterior. Para os analistas, esse recuo reflete um movimento normal do mercado, ainda mais em um momento em que não há uma direção e uma tendência definidas para os negócios. 

Além dessa realização de lucros, os investidores ainda se mostraram mais cautelosos frente ao final de semana e à espera pelos novos números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga na próxima quinta-feira, 28 de março. O departamento traz os novos dados sobre os estoques trimestrais de grãos no país e o que se espera é que estejam ainda mais ajustados. 

Para alguns analistas, o mercado já estaria precificando essas informações e isso foi o que limitou as baixas em Chicago na sessão desta sexta. Ao longo do dia, as cotações chegaram a cair mais de 12 pontos nos principais vencimentos. Segundo o operador de mercado Flávio Oliveira, da McDonald & Pelz, esse boletim já confere um pré-posicionamento ao mercado e caso se confirmem esses baixos estoques, abaixo das expectativas do mercado, o cenário será favorável a uma recuperação dos preços. 

Entre os fundamentos, o quadro permanece o mesmo e positivo e as notícias principais vêm da demanda. "Há compras acontecendo em todos os lugares. A China precisa continuar comprando, as margens de esmagamento estão positivas, mas o grande problema é que originar soja nos Estados Unidos está difícil pelos baixos estoques e pela dificuldade com o frete no país porque há 212 navios esperando para embarcar soja no Brasil", diz Daniel D'Ávilla, analista da New Edge. Os gargalos logísticos também acabam sendo, portanto, fator de suporte para os preços no mercado interno. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta sexta-feira:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco