Fala Produtor - Mensagem

  • dejair minotti jaboticabal - SP 28/05/2015 10:55

    Sempre que ouço assuntos sobre amendoim me interesso..., caminhei alguns anos numa atividade que envolveu diretamente esta cultura, então vou colocar algumas considerações sem a minima intenção de contrapor seus dizeres:

    A unica informação que temos sobre safra de amendoim é fornecida pela Conab, como que um governo desacreditado pode ter fidelidade em suas estatísticas?, sem recursos após quebrarem o país não constatam em loco situações, telefonam para poucas empresas que julgam representar o setor e projetam dados questionáveis.

    O Brasil (São Paulo) representa de 1 a 1,5% da produção mundial de amendoim,portanto é um player sem maior importância,representa 3,6% do mercado de grãos, espelha novamente uma falta de importância, no óleo iguala a participação em grãos.O amendoim é um nicho de mercado mundial e não tem peso politico e nem econômico para o Brasil, por mais nobre e promissora que a cultura possa ser.

    Por quê não crescemos satisfatoriamente?

    O amendoim é e continuara sendo uma cultura de rotação em países que não é um player mundial, somente para atender ao mercado interno e o resto de processo(resíduo, industrial) para óleo. No inicio do século,sonhamos em ser grande e hoje vemos a principal empresa exportadora pagando pedágio , impedida de exportar por falta de qualidade na exportação para Europa, um exemplo clássico de falta de gestão, sem exportar ela se anula e mata seus amendoimcultores.

    O preço no mercado externo desaba e nem a alta do dólar compensará, este ano prevê-se um aumento de 4 milhões de toneladas na produção mundial, sem pós colheita para manter a qualidade do amendoim estamos fora do mercado de qualidade, e não temos estruturas de pós colheita para competir com USA e Argentina na Europa.

    Sobre os preços, não se pode analisar igual coisas diferentes.O setor esta parado a espera de algum fato novo que pode não vir, quando você anuncia o preço ocorre dois fatos:

    1º Como não tínhamos estoques de passagem e a safra estava atrasada por plantios tardios o primeiro trimestre aplicou a lei da oferta e da procura, o amendoim no Brasil define o mercado e seus preços fim de maio, já começamos a sentir diferenças.

    2ºUma industria na Paulista para não ficar parada a espera do grão principal de sua atividade, por ter crédito de imposto,exigir um amendoim de qualidade, limpo e posto nos seu armazém ao lado da moenda, paga o mencionado,entre o que se credita e deixa de ter custos inerentes, isto equivale R$1,30 0 kilo renda, é o que paga hoje para óleo,não estão fazendo favor para ninguém e estão ditando o preço do amendoim em casca no mercado interno.

    O setor de amendoim no Brasil,como não tem liderança,é uma nau sem rota,poderá haver calmaria ou tempestade pela frente.Salve-se quem puder.

    Para aliviar uma piada verdadeira que é motivo de chacota no meio.

    No ultimo fórum do Amendoim em Roma o setor no mercado mundial enfrentava baixa de preço por ter oferta e outros coadjuvantes, um marqueteiro sem procuração de ninguém do Brasil disse:

    Caso não se aumente o preço do amendoim grãos o Brasil(3% da produção mundial)deixará de plantar amendoim,os grandes compradores devem estar assustados até agora.

    O setor necessita de lideranças mais sérias.

    0