Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 27/06/2016 09:28

    O Reino Unido - Os ingleses têm grande repertório de ineditismos e de originalidade... Durante o Império Romano, o tal Reino Unido não aderiu totalmente aos romanos na parte norte, e seus habitantes se defendiam formando milícias contra os conquistadores romanos ao sul.

    Após a queda do Império Romano, São Patrício não aderiu à barbárie e converteu seus irmãos celtas e bretões ao cristianismo, após ter sido feito escravo pelos irlandeses.

    Depois da formação do que se entende por Reino Unido originalmente pelos normados em 1066, Henrique II criou a 4º Universidade mais antiga do mundo (Oxford) , e institucionalizou a common law. Alguns teóricos afirmam que esta linha do direito foi copiada do sistema islâmico sob a égide do costume inglês.

    Negaram o absolutismo em 1215 por meio da Carta Magna depois da tentativa de João sem Terra de usurpar o Parlamento

    Depois da peste negra, foram se distanciando do feudalismo em 1350, permitindo a mobilidade de mão-de-obra, fato inédito em grande parte da Europa.

    Seu rei rompeu com a Igreja Católica em 1532 para casar com a Ana Bolena, e fundou sua própria igreja a qual também se tornou soberano.

    Em 1605 Guy Fawkes queria a volta da Igreja controlando o país, e organizou a Conspiração da Pólvora, objetivando assassinar o rei Jaime I e os membros do Parlamento. Ironicamente Guy Fawkes se tornou o símbolo do Anonymous, depois do Filme V de Vingança de tom anarquista.

    Em 1688, o Parlamento tirou o poder do rei mais uma vez, por meio da revolução sem sangue - a Revolução gloriosa. Havia motivos religiosos, mas indiretamente consolidou o fim do absolutismo e o fim de inúmeros monopólios, o que balizou institucionalmente o surgimento da revolução industrial, a maior revolução da historia.

    Pela primeira vez a expectativa de vida passou dos 30 anos, lá e Holanda.

    Em consequência das bases anteriormente citadas, em 1698, Thomas Newcomen instalou sua primeira máquina para drenar agua das minas de carvão em Staffordshire dando inicio de fato à revolução industrial. Mais tarde o conhecido James Watt aperfeiçoou seu evento e criou o motor a vapor em 1765, permitindo trabalhar com temperaturas mais baixas.

    Seguindo a trilha, George Stepheson inventou a locomotiva a vapor em 1814, o que modificou toda a capacidade de trafego comercial.

    Em 1789, a Society for Effecting the Abolition of Slavery foi fundada para abolir a escravidão, o que progressivamente favoreceu posteriormente o Slave Trade Act capitaneado por William Wilberforce, o que proibiu o comércio de escravo em todo Império britânico.

    Já em 1859, mais uma vez de modo original na ilha britânica, Charles Darwin depois de uma expedição privada ao redor do mundo, e contrariando a esposa, publicou o livro Origem das Espécies. O livro já foi considerado por diversos cientistas como o mais importante para a história.

    Muito depois, na segunda guerra, Sir Winston Churchill não confiava no entusiasmo nacionalista/socialista/militarista de Hitler e defendeu abertamente o dever de seu país se preparar para o pior, mesmo com sua pouca reputação por sua atuação na primeira guerra, por ocasião da fatídica derrota em Dardanelos contra a Turquia .

    Mais tarde, na onda da guerra fria, Magareth Tatcher conduziu politicamente à Europa ao rumo distante do socialismo soviético que beirava a ilha.

    Já depois da guerra fria, o Reino Unido foi contra o tratado de Schengen que tornou boa parte da Europa permissiva à imigração.

    Por ultimo, o Reino Unido foi contra a unificação da Moeda, mantendo a libra para não ficar refém da política monetária alheia.

    Ingleses têm grande repertório de ineditismos e de originalidade.

    [Copiado de postagem feita por Sonia Limoeiro Monteiro]

    2