Morre o pesquisador José Tadashi, o guerreiro da soja

Publicado em 14/06/2016 07:26

O fitopatologista José Tadashi Yorinori, considerado um dos melhores e mais renomados do Brasil, faleceu na noite de segunda-feira (13) após sofrer  parada cardíaca. O pesquisador estava internado desde o final de abril após sofrer um acidente ao cair de uma escada em sua casa, em Londrina, no Paraná.

O velório de Tadashi acontece na Associação dos Engenheiros Agrônomos - situada à rua Kozen Igue, 345, Jd. Itatiaia, Londrina/PR - e o sepultamento acontecerá às 10h30, no Cemitério São Pedro, também na cidade. 

O Notícias Agrícolas lamenta a perda do cientista, pesquisador e o mais brilhante fitopatologista de soja, mundialmente reconhecido.

"Ele se foi, mas deixa um legado a todos os que o conheceram, pois o Tadashi era um grande exemplo de pessoa em todos os sentidos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E, assim sendo, continuará vivo para sempre em nossas mentes e em nossos corações", lembra o jornalista e amigo, João Batista Olivi.

"Nossa família agradece muito pelas orações e por todo o apoio. Saber que junto com ele e vários produtores e agrônomos em um restaurante em Primavera do Leste (MT), no meio de profunda crise econômico-social por conta da ferrugem, ouviram a ideia do vazio sanitário da soja e na semana seguinte estávamos nós rodamos várias vezes este MT avaliando o vazio. Ele, com sua ideia genial ajudou o país a economizar várias dezenas de bilhões de dólares. Merece nossa homenagem!", recorda o filho Marcos Yorinori em nome de toda a família.

Histórico

José Tadashi Yorinori é considerado um dos nomes mais importantes do agronegócio brasileiro, tinha 72 anos e era engenheiro agrônomo, com mestrado nos Estados Unidos e mais de 40 anos de pesquisa e experiência. Entre suas especialidades está a ferrugem asiática e ele é considerado o "pai do vazio sanitário", um dos mais eficientes mecanismos que mantém a sanidade das lavouras de soja do país.

No link abaixo, veja a última entrevista de Tadashi concecida ao Notícias Agrícolas, em 14 de março de 2016:

>> Condições climáticas desfavoráveis ao fungo da ferrugem criaram a falsa impressão que controle foi eficiente na última safra de soja

Destaque 2 - Tadashi

José Tadashi 1

José Tadashi 4

Condolências

Tadashi era, além de um grande nome do agronegócio brasileiro, uma pessoa muito querida no meio. Assim, lideranças importantes enviam suas mensagens de condolências lembrando o grande companheiro e brasileiro que foi o pesquisador. 

"Marcos, rezo para que Deus conforte o coração da Família Yorinori. Vocês foram guerreiros nos últimos dias ao lutarem ao lado do seu pai pela vida. Mas Deus tem o seu tempo, inclusive para nos fazer aceitar e entender. Se deem a chance do luto neste momento e saibam que a dor será amenizada e ficarão as saudades e as boas lembranças".

Sílvia Camacho

"Marcos e família, nossos profundos sentimentos. Que Deus conforte a todos. Perdemos um grande amigo, com hábitos simples, cordial com todos, e um dos profissionais mais importantes da história agronômica do Brasil".

Elton Hamer - Ex-Presidente da Aprosmat e Abrass

"Marcos e família Yorinori, sentimos muito. Que Deus conforte a dor de vocês e a nossa. O exemplo é o que fica. Dr. Tadashi sempre demonstrou serenidade humildade e muito conhecimento. Agregava pessoas ao seu lado pelo carisma e sempre foi respeitado no mundo da agricultura. O Brasil perde uma autoridade da fitopatologia e nós um grande amigo e parceiro de longas jornadas. Que Deus ilumine a todos".

Nery Ribas - Diretor Presidente do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil)

"Marcos oramos para que Deus possa diminuir a dor de toda a família pela grande perda neste momento de tristeza".

Robison Serafim - Agrônomo e Gerente de Fungicidas na Syngenta

"Familia Yorinori, expresso meus sinceros sentimentos e espero que o legado eterno deixado pelo Tadashi ajude a confortar toda  a família nesse momento muito triste. Abraço a todos". 

Francisco Soares Neto - Presidente da Fundação MT e da TMG - Tropical Melhoramento & Genética

"Marcos, meus profundos sentimentos a toda sua família. Em breve estaremos aí para abraçá-los. Tenham força e a certeza de que o nosso amigo Tadashi e todos vocês estão muito bem amparados pelo nosso Criador".

Maurício Meyer, fitopatologista e pesquisador da Embrapa Soja

"Muito triste esta notícia Marcos, sei a grande dor que estão sentido, a perda de um pai é algo que nos rasga por dentro, passei por isto! Também sabemos o quanto voces lutaram, o tanto que estiveram juntos dele este tempo todo, sempre acreditando e ele, nosso amigo Tadashi, sempre viu isto. Que Deus o acolha junto de Ti e lhes dê a força para superarem! Que Ele os abençoe! O Brasil perdeu um grande líder, um homem que sempre lutou por seu país, um VERDADEIRO PATRIOTA, palavra que ele sempre dizia, cobrando-nos este ideal! Que Deus o acolha e abençoe".

Wanderlei Dias Guerra - Coordenador de Defesa Vegetal do Mapa 

"Dona Akiko, Marcos, meus sinceros pêsames pela grande perda. O Tadashi foi um exemplo de profissional e vai ser sempre uma inspiração para todos nós. Amigo Tadashi, missão muito bem cumprida. Descanse na paz de Deus".

Tsuioshi Yamada, amigo e ex-diretor do INPI

"Marcos, estou profundamente consternado e triste. Lamento muitíssimo pela notícia! Minhas orações continuam pela alma do nosso grande amigo que se foi!!! Ele se foi, mas deixa um legado a todos os que o conheceram, pois o Tadashi era um grande exemplo de pessoa em todos os sentidos, tanto na vida pessoal quanto na profissional!!! E, assim sendo, continuará vivo para sempre em nossas mentes e em nossos corações!!! Por favor, você, sua Mãe Akiko e todos os demais familiares, recebam o meu abraço e conforto!!! Infelizmente estou fora do país e não poderei estar presente na cerimônia de homenagens e no féretro. Receba os meus sinceros sentimentos!!! Força!!! Abraços!!!".

 José de Barros França Neto -  Pesquisador da Embrapa Soja e Diretor da ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • José Alberto Caram de Souza Dias Campinas - SP

    A Comissão Organizadora do 40° Congresso da Associação Paulista de Fitopatologia , a ser realizado de 7 a 9 de Fevereiro de 2017, no auditório da sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na cidade de Campinas, SP, (programação disponível no site oficial do Congresso: http://www.cpfito.net.br/), vem através desta, informar que estaremos prestando o gesto de " um minuto de silêncio " em memória do saudoso colega Dr. José Tadashi Yorinori, durante o Ceremonial de Abertura do referido Congresso, conforme programado para o dia 7 de Fevereiro, 2017. Agradecemos a divulgação. José Alberto Caram de Souza Dias (Eng Agr. PhD), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fitossanidade - APTA-IAC, Secretário do 40° Congresso da Associação Paulista de Fitopatologia.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr JOSE' ALBERTO muito oportuna a sua mensagem neste espaço de agricultores, ainda mais importante pelo fato que o senhor representa um ponto de apoio para o nostro setor----Porem se a mesma tivesse chegado acompanhada de dados de contato seus ou da APTA-IAC teria sido melhor.

      1
  • AGROLEM Associação dos Engenheiros Agrônomos de LEM-Ba Luis E. Magalhães - BA

    JOSÉ TADASHI -- Efetivamente um exemplo de profissional, nos em nome da AGROLEM - Associação dos Eng. Agron. de LEM - BA, queremos prestar a nossa homenagem a um homem, profundo conhecedor da fitopatologia, que buscava atender a agricultura com o que havia de melhor, seguindo os princípios dos objetivos profissionais, lembrando até as palavras de seu juramento na formatura..., Deus o acolheu merecidamente.

    0
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    José Tadashi, grande homem, fez muito pela soja, que Deus abençoe e console sua família. Sentimentos dos produtores rurais de Marialva (PR).... Quantas palestras assisti deste incrível pesquisador, que, com seu conhecimento e serenidade, acalmava as platéias ansiosas de conhecimento. Uma perda irreparável (Edmeu Levorato);

    0
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Meus sentimentos a esse excelente pessoa , homem integro, com grande humildade e sabedoria, que Deus abençoe a sua família e conforto pela sua perda , acabou sua missão aqui na terra, não o conheci mas vejo falar muito sobre ele.

      0
    • Egidio Raul Vuaden Lucas do Rio Verde - MT

      Professor, mestre mesmo.

      Tadashi foi grande. Benfeitor da humaniddade.

      Esse sim tem a trajetória de ser ídolo.

      Eu acho

      0
  • Edmeu Levorato Uberaba - MG

    Quantas palestras assisti deste incrível pesquisador, que com seu conhecimento e serenidade silenciava as platéias ansiosas de conhecimento. Uma perda irreparável.

    0
  • Elena Leichtweis Guaraí­ - TO

    (FALECIMENTO DE JOSÉ TADASHI): Lamentável, torcíamos pela recuperação... condolências à família...

    0
    • Francisco Francinaldo da Rocha (Lajes Pintadas/RN) Lajes Pintadas - RN

      Está havendo confronto entre produtores rurais e indígenas em Caarapó, existem feridos e mortos

      0