Soluções para crise em 2017, por José Luiz Tejon

Publicado em 27/12/2016 14:56

O Mato Grosso do Sul sofreu neste ano com o fator climático, teve excesso de chuvas, estiagem, geadas… E vai colher 34% menos na safrinha. De uma estimativa de mais de 9 milhões  de toneladas de milho terá apenas cerca de 6 milhões.

Esse Estado sofre também com graves conflitos de invasões de terras, com disputas entre produtores rurais e índios. Agora, fatos curiosos começam a acontecer nessa questão de terras indígenas, provando que o mal e o bem, Deus e o diabo, não são tão fáceis assim de serem determinados.

Na semana passada, no Rio Grande do Sul, em 3 Palmeiras, a Polícia Federal fez uma reintegração de posse de uma área para o seu proprietário. Essa área havia sido invadida por índios, mas o mais curioso da notícia é que foi o próprio cacique quem fez a denúncia. Obviamente descontente e não aprovando essa ação de alguns índios de sua nação.

No Mato Grosso do Sul, a atividade da FAMASUL – Federação da Agropecuária do Mato Grosso do Sul, merece um olhar positivo pela busca de entendimento e conciliação nesse grave drama, que tem como causa a ilegalidade, a não clareza de documentações – o que estimula conflitos e invasões. Da mesma forma, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, outra instituição exemplar, foi a melhor colocada nos esforços de educação do sistema SESCOOP nacional.

Em 2017 o empreendedorismo, o cooperativismo e a liderança da sociedade civil organizada será a única saída para uma crise globalizada.

Leia mais artigos no Blog do Tejon

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Tejon

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário