Chuva afeta 44 mil moradores de 56 cidades no RS, diz Defesa Civil

Publicado em 13/10/2015 07:32

Subiu para 56 o número de cidades gaúchas atingidas pelas enchentes causadas pela chuva que cai desde o início da semana no Rio Grande do Sul. Segundo o boletim atualizado pela Defesa Civil no fim da tarde desta segunda-feira (12), 44.199 mil pessoas foram afetadas.

Cerca de 7,9 mil pessoas tiveram de sair de casa. São 4.049 desalojados, que foram para residências de amigos ou familiares, e 3.861 desabrigados, que estão em locais públicos.

Nove municípios tiveram decreto de emergência cadastrado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil: Campestre da Serra, Sobradinho, Itaara, Silveira Martins,Ibarama, Nova Esperança do Sul, Miraguaí, São Jerônimo e São Gabriel.

O grande volume de água provocou cheias de rios e enchentes. Em Porto Alegre, a situação é de atenção devido a cheia do Guaíba. A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), considerados oficiais e reconhecidos pela Marinha do Brasil, apontam que o nível do Guaíba está em 2,93m acima do normal.

Apoio da União
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu nesta segunda-feira (12) apoio financeiro às cidades atingidas pela chuva no estado. Ele afirmou que reconhecerá prontamente o decreto de emergência coletivo que deverá ser emitido pelo Piratini até esta quarta-feira (14) pela Defesa Civil Estadual.

Comportas fechadas na capital

Após o nível do Guaíba atingir 2,92cm acima do normal, recorde desde o início da série histórica da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em 1941, a prefeitura fechou no final da tarde desta segunda (12) a 14ª comporta do muro do Cais Mauá. As outras 13 comportas já haviam sido fechadas no domingo (11).

"Temos o muro da Mauá, que tem três metros de altura. Este muro nos dá uma segurança para que as águas não invadam a cidade de três metros de altura, então nós estamos seguros e a cidade está protegida", afirma o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter.

A passagem de veículos que usam a Avenida Voluntários da Pátria e acessam a Avenida da Legalidade, principal via de acesso à Porto Alegre, está bloqueada. Ali fica uma das comportas que foi fechada. Ela só poderá ser reaberta se o nível do Guaíba parar de subir.

O prefeito José Fortunati havia afirmado que é a primeira vez que a medida é adotada desde 1972, quando a estrutura foi construída. No entanto, já durante a noite, ele afirmou por meio do Twitter que a medida já havia sido adotada em 1985 em caráter experimental pelo então prefeito João Dib, mas o fato não constava nos registros do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), mas foi informado pelo ex-diretor do órgão David Iasnogrodski.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário