Terça-feira com muita chuva no norte do Brasil

Publicado em 24/11/2015 06:11

Muitas áreas de instabilidade podem ser observadas sobre a faixa central e norte do Brasil nessa manhã de terça-feira. Chove pesado desde a madrugada em vários municípios de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e oeste da Bahia.  Além desses Estados, há registros de chuvas também na faixa oeste de São Paulo, extremo sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. Essas chuvas no Centro-oeste e no MATOPIBA estão favorecendo e favorecerá a continuidade do plantio da soja, bem como o desenvolvimento das lavouras já semeadas. Além da soja, culturas como café, hortaliças, pastagens e demais lavouras também estão sendo beneficiadas por essa elevação nos níveis de umidade do solo. E novos episódios de chuvas deverão ocorrer ao longo dessa semana em toda a região Centro-oeste e nordeste do Brasil.

Já no Paraná, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul essas chuvas já começam a trazer prejuízos aos produtores, pois a vários e vários dias chove regularmente na região e desse modo, os produtores não conseguem ir à campo e realizar os tratos culturais, tão essenciais ao desenvolvimento das plantas. E a tendência é que esse padrão chuvoso se mantenha ao longo de toda a semana. No Rio Grande do Sul essa terça e quarta-feira serão com tempo mais firme e sem previsões para chuvas generalizadas. Contudo, entre quinta e sexta-feira uma nova frente fria irá avançar sobre o Estado, provocando chuvas torrenciais.

E gradativamente esse sistema irá avançar pelo Brasil provocando chuvas durante o final de semana em praticamente toda a metade sul do País. Sendo que também poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas sobre o norte de Minas Gerais, sul e oeste da Bahia e sul do Tocantins. O grande problema nessa semana é a região oeste do Mato Grosso que terá chuvas apenas na forma de pancadas muito isoladas e de baixa intensidade, agravando a situação das lavouras de soja.

Alerta Agroclimático - 24 nov 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário