Grãos: Grau de dependência da nova safra dos EUA aumenta após perdas na América do Sul

Publicado em 31/05/2016 12:18

Nos próximos dias começa o verão nos Estados Unidos e todas as atenções do mercado estão voltadas agora - e deverão se manter assim - para as condições de clima em que a safra 2016/17 irá se desenvolver. Além disso, institutos norte-americanos de meteorologia já indicam 75% de chances de ocorrência de um La Niña, depois do El Niño e, caso seja confirmado, também poderia impactar a nova temporada do país, além de acentuar a já elevada volatilidade no mercado internacional de grãos. 

Leia mais:

>> Fim do El Niño. La Niña tem 75% de chances de ocorrência, dizem meteorologistas

Para o consultor de mercado Flávio França Junior, da França Junior Consultoria, desde que os números da safra 2015/16 da América do Sul foram corrigidos para baixo, as atenções para a nova safra dos Estados Unidos foram redobradas. "O grau de dependência da produção norte-americano aumentou e, agora, qualquer ameaça à ela vai preocupar e deixar o mercado mais nervoso", explica. 

No entanto, afirma que ainda é cedo para falar em problemas efetivos nos EUA, apesar de alguns pontos das principais regiões produtoras do país sofrerem com algumas adversidades climáticas. Será preciso, portanto, acompanhar de perto, e os meses decisivos são julho - para o milho e agosto - para a soja. 

"O plantio do milho está bem adiantado, próximo da conclusão, e se precisar de alguns dias de junho não terá problema. A soja ainda tem bastante bastante tempo hábil", diz França. 

O consultor, por outro lado, chama a atenção para um dos componentes que mais tem sido observado pelos participantes do mercado que é a área de plantio. Para a soja, as primeiras perspectivas indicavam uma redução em relação à temporada anterior, porém, a recente puxadas dos preços em Chicago poderiam atrair os produtores para a oleaginosa. As condições de clima, entretanto, serão determinantes para que isso de fato se confirme e irão, certamente, influenciar na decisão dos agricultores. 
 
O NOAA, o departamento oficial de clima do governo norte-americano, trouxe sua previsão para a nova estação indicando que, entre junho, julho e agosto, as temperaturas deverão ser mais altas do que a média por todo o país. Os únicos estados que poderiam ter, ainda de acordo com a instituição, temperaturas dentro da normalidade seriam Dakota do Sul, Nebraska, Kansas e Oklahoma. 

Temperaturas nos EUA no Verão - Fonte: NOAA

Previsão de temperaturas para o verão norte-americano - Fonte: NOAA

O NOAA, sobre as chuvas, antecipou que algumas áreas poderiam receber chuvas dentro da normalidade em quase todo os Estados Unidos, porém, destaca ainda a porção oeste do Corn Belt, a qual poderia enfrentar condições de clima mais úmido do que o normal parao verão. 

Chuvas verão EUA - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para o verão norte-americano - Fonte: NOAA

Previsões estendidas

Neste momento, o plantio se desenvolve bem nos Estados Unidos e há apenas algumas preocupações pontuais em áreas do Meio-Oeste americano que vêm recebendo chuvas acima da média para o período. As condições atrasam ligeiramente os trabalhos de campo nessas regiões, mas ainda não trazem preocupações aos traders, segundo explicam analistas. 

Nos próximos 7 dias, ainda de acordo com informações do NOAA, o Corn Belt deverá ter chuvas mal distribuídas e oscilando entre leves e moderadas - com os acumulados variando entre 12 e 38 mm, enquanto outras áreas registrarão tempo seco, e temperaturas moderadas. 

O mesmo pode acontecer na região do Delta, enquantoem alguns estados como Kentucky, Tennessee, Alabama e Mississipi podem registrar volumes de 15 a 40 mm; em Louisiana e no Arkansas, algo entre 40 e 60 mm. Já as Planícies do Sul poderiam receber volumes mais elevados, ficando entre 40 e 150 mm.

Chuvas 7 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Previsões de chuvas para os próximos 7 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Para mais adiante, a situação é outra. No intervalo dos próximos 8 a 14 dias, as chuvas podem ficar levemente abaixo da média para o período em quase toda a área produtora norte-americana. A exceção fica  por conta do Michigan e de Ohio, que pode m ter chuvas acima da média. Nesse período,as temperaturas não deverão obedecer um padrão, com o Sul e o Centro-Leste com temperaturas entre normal e abaixo do normal. 

Chuvas nos EUA nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Previsões de chuvas para os próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Temperaturas nos EUA nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Previsões de temperaturas nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário