Fim do El Niño. La Niña tem 75% de chances de ocorrência, dizem meteorologistas

Publicado em 25/05/2016 13:17

La Niña

Imagem, do NOAA (EUA), mostra as águas do Pacífico na semana de 4 de maio

 

O El Niño 2015/16 foi um dos três mais fortes de que já se tem registro e parece ter chegado ao fim. As informações partem do Escritório de Meteorologia da Austrália, que informa que "as águas da superfície do oceano Pacífico se esfriaram e chegaram a um nível neutro na última quinzena, apoiadas por águas abaixo da superfície ainda mais frias do que a média". 

A indicação agora é da chegada de um La Niña, considerada o oposto do El Niño, uma vez que se caracteriza pelo esfriamento das águas do Pacífico. De acordo com o Centro de Previsões Climáticas dos Estados Unidos, há 75% de chance de que o fenômeno de fato ocorra, e no final do ano. No entanto, sua formação pode acontecer mais cedo, entre julho e setembro. Já o instituto da Austrália prevê que esse processo se dê entre junho e agosto e que as chances são de 50%.

Por hora, os especialistas ainda não são capazes de mensurar a intensidade que terá esse La Niña e quais regiões do globo serão mais duramente afetadas. Os efeitos principais, porém, já são conhecidos e, assim como fez o El Niño, os impactos sobre a agricultura mundial serão inevitáveis. 

Brasil - Para Eduardo Assad, pesquisador de clima da Embrapa, o La Niña pode ser ainda mais perigoso para o Brasil do que o El Niño. E isso porque poderia, em dados momentos, trazer condições de seca em alguns pontos do país. Ainda de acordo com especialistas, estão entre os efeitos do fenômeno estiagem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente, Sul. Já na região Amazônia e no Nordeste, poderá ser observada uma intesificação das chuvas 

Como explica o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, a próxima primavera brasileira, de acordo com o que indicam os mapas climáticos, deverá já ser sob a influência do fenômeno o que poderá, portanto, fazer com que as chuvas cheguem atrasadas nas regiões centrais do Brasil e no Matopiba. 

"Na safra 2016/17, os produtores do bioma Cerrado não devem esperar plantar cedo neste ano. Podem ocorrer chuvas localizadas e irregulares em setembro/outubro, mas as chances de perder essas plantas são grandes", alerta Santos. Porém, ressalta que, mesmo que o regime de chuvas demore a chegar, "quando ele chegar será constante", ao se desenvolver sobre a atuação de um La Niña. 

Estados Unidos - Com a confirmação do fenômeno, o Meio-Oeste norte-americano, principal região produtora de grãos dos Estados Unidos pode enfrentar tempo mais quente e seco caso ele aconteça ainda no início do verão, segundo explica o climatologista Harry Hillaker em entrevista à agência internacional Bloomberg. As condições poderiam, ainda segundo ele, comprometer a fase de polinização das plantas por lá. 

Europa - Já na Europa, as perspectivas são de que, entre novembro e dezembro, as temperaturas fiquem mais frias do que o normal, o que poderia, inclusive, aumentar a demanda local por combustível. Depois de janeiro, as temperaturas podem voltar à média. 

Índia - Na Índia, La Niña quer dizer "boas chuvas", diz o executivo local Atul Chaturvedi, da indústria de óleos,  em entrevista à Bloomberg. "A Índia vem sofrendo com chuvas fracas há quase dois anos, então, um La Niña agora poderia ser uma benção", diz. 

Malásia - Na Malásia, as condições que o fenômento poderia trazer, ou até mesmo a ocorrência de um período de neutralidade climática, seriam incapazes de desfazer os estragos causados pelo El Niño, acreditam os especialistas do páis. A cultura mais afetada no país foi a palma e a produção de seu óleo, o que fez com que seus preços no mercado futuro, em fevereiro, atingissem as máximas em oito anos. Além disso, alertam ainda para alguns prejuízos que o excesso de chuvas causado pelo La Niña poderia trazer, comprometendo o andamento da colheita e a qualidade dos frutos. 

Austrália - Na Austrália, o maior risco causado pelo La Niña é a possibilidade de de fortes tempestades e um número "desproporcional" de ocorrência de enchentes, como explica um climatologista do Escritório de Meteorologia do país. Entretanto, no evento ocorrido entre 2011 e 2012, o fenômeno veio para ajudar na recuperação da safra de trigo, que chegou ao recorde de 29,9 milhões de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário