Tempo: Chuvas cessam no Sul e aumentam sobre Centro-Norte do Brasil nesta 5ª; veja a previsão na sua região

Publicado em 14/02/2019 10:43

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (14) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (14) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades aumentam a partir desta quinta-feira (14) sobre áreas da região Centro-Norte do Brasil e uma condição mais seca é prevista para a região Sul. Há, inclusive, áreas de vários estados da parte central do país com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Ao longo do dia, segundo o instituto meteorológico, áreas de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Minas Gerais têm alerta de chuvas intensas com perigo potencial e altos acumulados são esperados durante esta quinta-feira na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (15/02 a 18/02) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (15/02 a 18/02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em áreas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Rondônia, o alerta é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Sul Goiano, Noroeste Goiano, Sudeste Rondonense

Segundo a Climatempo, o tempo também fica instável nesta quinta-feira com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste e a semana ainda deve ter mais precipitações. "A semana segue com predomínio de tempo mais instável em diversas localidades do Mato Grosso do Sul", disse.

A condição mais úmida prevista para os próximos dias sobre a maior parte das áreas produtoras do Brasil deve favorecer o desenvolvimento da safrinha de milho. Em algumas localidades da região Sul, as altas temperaturas e baixos volumes de chuva aceleraram a maturação do cereal.

Chuva chega com força no Tocantins - Foto: Reprodução/Redes sociais
Chuva chega com força no Tocantins nesta quinta-feira (14) - Foto: Reprodução/Redes sociais

"A partir de quinta-feira, a presença de áreas de instabilidade irá colaborar para o aumento da umidade e consequentemente as pancadas de chuva a qualquer hora sobre a maior parte do estado, sempre intercalando com períodos de sol. A chuva acontece de moderada a forte intensidade", informou a empresa meteorológica.

Em áreas do Centro-Sul de Minas Gerais, também há alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira. Elas também ficam entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e com ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro

Nos próximos dias, segundo a Climatempo, seguem as instabilidades. "A Grande Belo Horizonte e todas as regiões mineiras ficam sujeitas a pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. O risco de chuva é elevado até o domingo e até lá podem ocorrer vários eventos de chuva forte".

A chuva também chega ao Matopiba a partir desta quinta-feira, com alerta de altos acumulados e áreas da Bahia, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. São esperadas precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, mas são baixos os riscos de danos durante todo o dia.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Oeste Baiano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Enquanto uma condição mais chuvosa retorna para a faixa Centro-Norte do país, a previsão do tempo aponta menos chuvas nesta quinta-feira sobre a região Sul do país e baixas temperaturas com ar frio de origem polar. Mas já no final desta semana chuvas devem retornar para os três estados.

"Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na sexta-feira e no sábado e provocam muita chuva especialmente no Paraná e em Santa Catarina", destaca a Climatempo. Além do Sul, a queda recente da temperatura foi sentida também em áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nas últimas 24 horas, as precipitações mais volumosas se concentraram sobre áreas centrais do Brasil. Os cinco maiores volumes ocorreram Campina Verde (MG): 118,6 mm, Sonora (MS): 111,2 mm, Parati (RJ): 85,8 mm, Santo Antônio do Leveger (MT): 81,2 e Campo Grande (MS): 77,0 mm.

Veja a previsão do tempo por região nesta 5ª feira:

CENTRO-OESTE

:: Nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sul e oeste de Goiás e Mato Grosso. Demais áreas parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

NORTE

:: Encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Rondônia. Nublado a parcialmente nublado em Roraima. Demais áreas, parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

NORDESTE

:: Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Pode chover em Sergipe.

SUL

:: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, sul e Meio Oeste de Santa Catarina. Pode chover nas demais áreas.

SUDESTE

:: Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo (exceto no sul e sudoeste). Demais áreas, parcialmente nublado a nublado.

Previsão estendida para todo o Brasil nos próximos dias

Em uma previsão mais estendida, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 14 de fevereiro até 22 de fevereiro, quase todo o país receberá chuvas volumosas, com exceção de áreas ao Sul.

De 22 de fevereiro até 02 de março, as precipitações ficarão mais concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país. Uma condição mais seca deve predominar sobre áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e também no Sudeste e Sul do país.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 14 de fevereiro até 02 de março:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 14 de fevereiro até 02 de março - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Milho quase pronto para a colheita em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer
Milho quase pronto para a colheita em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer

Livia Miotto na soja em Corpus Christi, Py
Livia Miotto na soja em Corpus Christi, Py

Soja do produtor Luís Tolotti em Barra Funda (RS). Envio de Luciano Colombo
Soja do produtor Luís Tolotti em Barra Funda (RS). Envio de Luciano Colombo

Colheita de soja de Luiz Marcon. Envio de Rodrigo Leandro Guzzo
Colheita de soja de Luiz Marcon. Envio de Rodrigo Leandro Guzzo

Diógenes Benetti colhendo soja. Envio de Rodrigo Leandro Guzzo
Diógenes Benetti colhendo soja. Envio de Rodrigo Leandro Guzzo

Milho safrinha no Município de Itaipulândia (PR). Envio de Ramil Jose Dos Santos
Milho safrinha no Município de Itaipulândia (PR). Envio de Ramil Jose Dos Santos

Colheita em Gurupi (TO). Foto do consultor Reginaldo Godoi
Colheita em Gurupi (TO). Foto do consultor Reginaldo Godoi

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário