Tempo: Corredor de umidade favorece chuva forte nesta 4ª, com acumulados de até 100 mm, do Centro-Oeste ao Sudeste do BR

Publicado em 27/02/2019 11:29

Tempo 27/02
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (27) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Um corredor de umidade presente do Centro-Oeste ao Sul do Brasil já causa chuva sobre diversas áreas dessas localidades. No entanto, segundo mostram imagens de satélite, as precipitações nessa área devem ganhar força nesta quarta-feira (27) com a intensificação do sistema.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o dia será de alerta para as chuvas em áreas de diversos estados. No Sul de Mato Grosso do Sul, é prevista chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:

Tempo 27/02
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Em áreas mais ao Norte do estado, também chove, mas de forma mais fraca, chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Também chove durante o dia em áreas de São Paulo e Paraná.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:

Tempo 27/02
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

No Sul do estado de São Paulo e áreas do litoral, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. "Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", informou o instituto meteorológico.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:

Tempo 27/02
Fonte: Inmet

 

Aviso para as áreas: Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Metropolitana De Curitiba, Presidente Prudente/Marília/Assis

Em áreas do interior paulista, a previsão durante esta quarta-feira é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixos riscos de danos, mas com perigo potencial.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:

Tempo 27/02

​Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Bauru/Araraquara/Piracicaba, Presidente Prudente/Marília/Assis

O Inmet também emitiu alerta para áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Apesar dos avisos, pode chover ao longo do dia sobre diversas áreas centrais do país, mas não em condição de severidade.

Essa umidade sobre a maior parte do cinturão produtivo do Brasil nos próximos dias deve garantir melhores condições para o desenvolvimento daquelas lavouras de soja que ainda estão no campo. Além disso, essas precipitações devem favorecer  o desenvolvimento da segunda safra de milho no país.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (27/02 a 05/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (27/02 a 05/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet
 

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, já havia explicado ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (25) a previsão de intensificação das chuvas em áreas mais centrais do país com o aumento do corredor de umidade presente na região a partir desta quarta-feira (27). Elas terão continuidade.

Veja mais:
» Inmet prevê muita chuva para Centro-Oeste e Sudeste a partir de quarta-feira (27) com reforço do corredor de umidade

Nas últimas horas, segundo mapas de precipitação acumulada do Inmet, boas chuvas já foram registradas em áreas centrais do país. Ontem (26), os cinco maiores acumulados em todo o país foram registrados em Nova Tebas (PR): 90,0 mm, Xanxerê (SC): 80,4 mm, Ventania (PR): 80,2 mm, Sorriso (MT): 75,4 mm e Ivai (PR): 75,4 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 3 dias:

Tempo 27/02

Fonte: Inmet

Apesar das chuvas localizadas em áreas mais centrais do Brasil, outras localidades do Sul e no Matopiba passam por uma condição mais firme. “Os mapas climáticos atualizados hoje para a América do Sul reafirmam o padrão de chuvas escassas sobre o Rio Grande do Sul e toda a Argentina, e as chuvas que se intensificam sobre o Centro-Norte do Brasil”, disse a ARC Mercosul (AgResource).

Previsão estendida de chuvas para todo o Brasil

Em uma previsão mais estendida, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 26 de fevereiro até 06 de março, chuvas volumosas se concentram sobre a maior parte do país.

De 06 de março até 14 de março, as precipitações seguirão concentradas sobre a maior parte do Brasil, mas com menores intensidades do que no período anterior. Localidades do Matopiba terão uma condição mais seca no período.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 26 de fevereiro até 14 de março:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 26 de fevereiro até 14 de março - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário