HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Centro-Oeste, Sudeste e norte do Paraná têm alerta de calor até sábado (11)

Publicado em 09/05/2024 11:44 e atualizado em 09/05/2024 13:12
Áreas com milho registram falta de chuva e calor até 5°C acima do normal

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está indicando nesta quinta-feira (09) um alerta de grande perigo para uma onda de calor sobre partes do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. As temperaturas podem ficar até 5°C acima da média em algumas regiões, pelo menos até a noite do sábado (11).

As áreas atingidas são o norte do Paraná, todo o estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato grosso, uma pequena parte do sul de Goiás, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais, todo estado de São Paulo, com exceção do litoral, e Rio de Janeiro, exceto municípios mais ao norte.

ONDADECALOR_090524
Alerta de grande perigo para temperatura até 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias
Fonte: Inmet

Esse calor atinge sobretudo áreas de produtoção de milho safrinha. De acordo com dados da Tropical Tidbits, as temperaturas podem alcançar até 39°C em Mato Grosso do Sul, 36°C em Mato Grosso, 35°C no oeste de São Paulo e 34°C em Goiás, durante a tarde de sexta-feira (10).

Neste mês de abril, o norte paranaense, todo sul e oeste de Mato Grosso do Sul e municípios ao sul de Mato Grosso estão com temperaturas 2°C acima da média para a atual época do ano, com referência no período entre 1981 e 2010, conforme apontam dados do Inmet.

GIF_TEMPERATURA_CO-SE_090524
Temperatura entre esta quinta-feira (09) e o domingo (12). Fonte: Tropical Tidbits

As altas temperaturas somam-se ao tempo seco, comum para a atual época do ano. Em partes de São Paulo Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goias já são mais de 10 dias sem chuvas. Mesmo em localidades onde ocorreram chuvas, os volumes acumulados em 15 dias não ultrpassaram os 10 milímetros.

Nas últimas semanas, o Notícias Agrícolas recebeu relatos de produtores, sobretudo de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, que estão acumulando cada vez mais perdas em suas lavouras de milho segunda safra, por conta das adversidades climáticas.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário