CAR: FAEP apresenta os problemas e soluções do cadastramento

Publicado em 05/03/2015 16:16

O prazo de entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todas as propriedades rurais no país, termina dia 06 de maio. Os proprietários rurais que não realizarem esse Cadastro estarão impedidos de obter linhas de crédito e financiamentos a partir de 2017.

Até o dia 28 de fevereiro, apenas 6,20% (33.078) das mais de 532 mil propriedades rurais paranaenses estavam cadastradas no sistema, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão habilitado pelo governo federal para homologar o CAR. Apesar do baixo número, o Paraná ainda está entre os cinco Estados da Federação que mais têm propriedades cadastradas.

Como o tempo ruge, a FAEP participou no último dia 04 de uma reunião com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e outras entidades (*), para discutir uma estratégia emergencial para auxiliar os agricultores a se adequarem à essa legislação ambiental. Nela, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, apresentou duas razões para o baixo número de inscrições no CAR: O desinteresse dos produtores rurais e a falta de profissionais capacitados.

“Não adianta incentivar com ênfase o preenchimento do CAR agora, porque não existem técnicos suficientes para esse trabalho”, disse Ágide na reunião. Além disso, lembrou que a falta de um decreto de regularização da lei estadual relativa ao CAR também tem gerado dúvidas.

Ele também apresentou as dificuldade no preenchimento do CAR:

- O CAR envolve conhecimento no Código Florestal;

- A leitura e interpretação de documentos de cartório;

- Conhecimento de pontos georreferenciados;

- Conhecimento da leitura de fotos de satélites;

- Conhecimento de informática;

- Disponibilidade de computador;

- Acesso a internet.

 

O Sistema FAEP/SENAR-PR, desde o início da formulação do CAR, desenvolve ações específicas:

• Já identificou falhas no sistema e informou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que as corrigiu;

• Treinou 1,2 mil facilitadores (sindicatos, técnicos, bancários, cartorários, polícia ambiental e demais da área), o que exige no mínimo 24 horas de treinamento teórico e prático;

• O SENAR-PR já tem disponibilizado dois instrutores e vai capacitar instrutores, para multiplicar as informações sobre o cadastramento.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR reforçou a necessidade de parcerias para a capacitação em todo o Estado e solicitou que o governador do Paraná que leve ao MMA a necessidade do prazo por mais um ano.

Participaram da reunião representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Agricultura, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater, Incra, Funai, Associação de Municípios do Paraná, Sistema FAEP/SENAR-PR, FETAEP, Sistema Ocepar, CREA, FETRAF-SUL, UNICAFES, INCRA e FUNAI.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Faep

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • NILTON LUIZ SIQUEIRA CAMPOS - PR

    CAR - Foi publicado pela Faep uma informação dando conta que ao preencher a adesão ao CAR não existiria a possibilidade de correção (ou cancelamento) do sistema. Descobri, no entanto, uma alternativa. Ao clicar em "retificar", quando o sistema perguntar se existe arquivo marque "não" digitando somente o Nº do Registro, aí o sistema "zera" as informações do arquivo que foi enviado, daí então é só preencher com os novos arquivos e enviar pela página do SICAR ( Retificar/Enviar)..ok? Vai Gerar um novo Protocolo mas o nº de Registro será o mesmo..., espero ter ajudado meus companheiros. (Nilton Luiz, Engº Florestal).

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      NILTON LUIZ EU JA' FIZ O CAR MAS MESMO ASSIM GOSTARIA de RECEBER O SEU EMAIL [email protected]

      1
  • NILTON LUIZ SIQUEIRA CAMPOS - PR

    O 2º Item acima é uns do mais complicado, somente alguém com muito conhecimento para entender ou decifrar,o que é e a quem pertence. Algumas áreas nem o proprietário sabe... Duvido que alguém que não seja da área saiba diferenciar o que é um Matricula ou Registro Escritura, Transcrição etc.. E quem são as pessoa que estão inserido nelas, quando se trata de uma herança onde vários herdeiros venderam outros morreram, em nome de quem será feito o CAR??

    1