Desafios e oportunidades da safra de soja serão destaques em evento ao vivo na próxima quinta-feira (18)

Publicado em 17/04/2024 07:00 e atualizado em 17/04/2024 07:53
Escolha correta do fungicida a ser utilizado pelo produtor de soja é um dos fatores fundamentais para obtenção de melhores resultados na safra; a Corteva Agriscience conta com Viovan®, que entrega resultados visivelmente melhores

Os desafios da safra 2023/24 de soja do Brasil, bem como as previsões e oportunidades para o novo ciclo que logo começa, terão destaque em mesa redonda exclusiva promovida pela Corteva Agriscience com especialistas em clima, mercado e doenças da oleaginosa. O evento será transmitido ao vivo pelo Notícias Agrícolas na próxima quinta-feira (18), às 10h (horário de Brasília).

Participarão do debate, com a interação dos internautas, a meteorologista da Meteored Brasil, Amanda Souza, o Professor Dr. Marcos Fava Neves, o engenheiro agrônomo Luís Henrique Carregal e, Marcus Fiorini, líder do portfólio de fungicidas da Corteva Agriscience. A mediação da mesa será da editora-chefe do Notícias Agrícolas, a jornalista Carla Mendes.

HEAD

O fungicida Viovan®, desenvolvido após mais de 10 anos de pesquisa, terá destaque como uma das ferramentas do portfólio da Corteva para controlar as principais doenças que afetam os sojicultores de Norte a Sul do Brasil. 

O Viovan® é um fungicida composto por dois princípios ativos OnmiraTM Active, a estrobilurina da Corteva, e Protioconazol, sendo um importante aliado dos produtores para aumentar o nível de produtividade* da lavoura, com excelente controle de ferrugem-asiática, além de doenças como mancha-alvo, mancha-parda, cercospora e oídio. Além disso, o fungicida oferece proteção eficaz e reduz o potencial de fitotoxicidade do Protioconazol na soja, conferindo maior seletividade à cultura. 

Estudos** realizados pela Corteva, em 11 trabalhos nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na safra 2022/23, apontam que o uso do Viovan® apresentou ganhos de produtividade na soja de até 4 sacas a mais que os concorrentes, sendo o Protioconazol mais seletivo do mercado.

O mesmo estudo aponta, ainda, que Onmira™ permanece como a estrobilurina mais eficiente, com resultados acima da média em comparação com os principais concorrentes no controle da ferrugem-asiática, doença comum na cultura da soja que pode causar uma redução de até 90% na produtividade***. Medidas como o vazio sanitário, a seleção adequada da cultivar e do fungicida, além da correta aplicação do defensivo, são ações necessárias para mitigar as perdas de produtividade ocasionadas por doenças na cultura. 

O Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR) recomenda no máximo duas aplicações de fungicidas do grupo das Carboxamidas no cultivo da soja. Seguindo essa orientação, o Viovan® é a solução ideal, entregando controle eficiente e seletividade da soja.

Mote_Viovan_Nivel_V11

O Manejo Campeão Onmira™, portfólio de fungicidas da Corteva ainda conta com os fungicidas sistêmicos Vessarya® , carboxamida de controle superior, para o manejo das doenças da soja, como ferrugem-asiática, cercóspora e antracnose, e o Aproach® Power, que oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação.

Já o Aproach® Premium é um recente lançamento da Corteva, sendo mais um fungicida para agregar dentro do Manejo Campeão Onmira. A solução conta com três ativos combinados, incluindo multissítio, com formulação líquida e que facilita a aplicação. Conta com baixa dosagem se comparado a outras misturas com multissítio promovendo controle e praticidade ao agricultor brasileiro.

Esses quatro fungicidas oferecem a melhor performance e proporcionam plantas saudáveis por mais tempo, controlando as doenças das lavouras em qualquer região do país.

Para saber mais detalhes sobre o Viovan®, clique aqui.

* O aumento da produtividade e rentabilidade foi observado nos campos experimentais, onde foram utilizados os produtos, seguindo corretamente as informações de dosagem e aplicação. O aumento de produtividade e rentabilidade depende também de outros fatores como condições de clima, solo, manejo, estabilidade do mercado, entre outros.

** Estudo realizado em parceria com a Embrapa Soja para os fungicidas Viovan®, Vessarya® e Aproach® Power, que compõem o Manejo Campeão Onmira™.

*** Dados do Consórcio Antiferrugem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Corteva

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário