CVM lança comunicado ao mercado sobre apurações envolvendo operações da JBS S.A.
Comunicado ao Mercado nº 02/2017
Informações envolvendo apurações na JBS S.A.
Em linha com o comunicado divulgado ontem, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) considera relevante informar ao mercado e ao público em geral que foram instaurados por suas áreas técnicas os seguintes procedimentos investigativos em decorrência das notícias veiculadas a partir de 17/5:
(i) Processo Administrativo 19957.004476/2017-03: Aberto em 18/5/2017, busca esclarecimentos adicionais relativos às notícias e especulações envolvendo delação de acionistas controladores da JBS S.A.
(ii) Processo Administrativo 19957.004543/2017-81: Aberto em 19/5/2017, trata da comunicação de indícios de eventual prática do crime de insider trading ao Ministério Público Federal, detectados em operações realizadas no mercado de dólar futuro e em negócios com ações de emissão da JBS S.A. realizados no mercado à vista.
(iii) Processo Administrativo 19957.004545/2017-71: Aberto em 19/5/2017, analisa a atuação da JBS S.A. no mercado de dólar futuro.
(iv) Processo Administrativo 19957.004547/2017-60: Aberto em 19/5/2017, analisa a atuação do Banco Original S.A., controlada pela J&F Participações Ltda., no mercado de derivativos.
(v) Processo Administrativo 19957.004548/2017-12: Aberto em 19/5/2017, analisa negociações do acionista controlador da JBS S.A. (a FB Participações S.A.) com ações de emissão da companhia.
Além da instauração dos Processos acima, a Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da CVM tem monitorado os principais indicadores de mercado e possíveis impactos sobre as atividades de nossos jurisdicionados, como a exposição da indústria de fundos a ativos afetados pelas últimas movimentações de mercado.
Leia ainda:
>> Irmãos Batista compraram US$ 1 bi dias antes da divulgação das delações
Por fim, destaca-se que:
A Lei nº 6.385/76, que criou a CVM, e a Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.) disciplinam o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus participantes, como as companhias abertas, seus controladores, administradores, investidores, bolsas de valores e intermediários.
Nesse contexto, a CVM realiza as suas atividades de supervisão, dentre outras, mediante o acompanhamento da divulgação de informações relativas a companhias abertas, aos demais participantes do mercado de capitais e aos valores mobiliários negociados, o que pode levar à atuação preventiva e à instauração de procedimento sancionador.
As informações sobre os processos administrativos em trâmite na CVM (incluindo as partes envolvidas e a última movimentação interna) podem ser pesquisadas no site da Autarquia (www.cvm.gov.br), por meio do link Consulta a Processos, a partir, por exemplo, do nome da companhia. É possível, ainda, consultar as respostas da companhia a questionamentos da CVM acessando as informações divulgadas pela própria companhia, por meio do Sistema IPE, também disponível no site da Autarquia.
O resultado da pesquisa citada pode não incluir apurações preliminares, investigações ou processos que estejam tramitando em sigilo.
1 comentário
Dívida pública federal cai 1,25% em setembro, para R$6,948 tri, diz Tesouro
Ibovespa fecha em queda afetado por Wall St e sem novidades fiscais; Bradesco PN cai mais de 4%
Wall Street fecha em baixa conforme Meta e Microsoft destacam custos de IA
Dólar fecha outubro com alta de 6,10% e no maior nível desde março de 2021
Juros futuros sobem com desconfiança na área fiscal e acumulam quase 60 pontos-base no mês
Consumo nos supermercados cresce 2,52% no acumulado do ano
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
vão comprar a CVM.. alias sempre foi vendida.. é so conversa pra boi dormir...
Pergunta simples...Na atual conjectura política de compra de opinião deste ou daquele, os pedidos de impedimento do Presidente, todos eles sem exceção, deverão ser recusados até que se apure todas delações, presente ou futuras, para que depois não apareça alguém que invalide tardiamente uma decisão intempestiva de afastamento do Presidente...Isto vale, acho, inclusive para o TSE...