Qual é o melhor candidato para resolver a Questão Indígena

Publicado em 15/07/2014 12:47 e atualizado em 16/07/2014 09:45
Em decorrência da recente polêmica sobre o posicionamento político da Equipe do Blog Questão Indígena este post está sendo publicado.

O Blog Questão Indígena considera um erro acreditar que o PSDB é alternativa política ao PT. O fato de o PT ser uma desgraça não transforma o PSDB em salvação. Historicamente, a velocidade das demarcações esteve mais ligado à abertura do presidente à ONGs e à opinião pública internacional do que a partido político.

O blog está envolvido com esse tema indígena a tempo suficiente para ter a clareza de que não foi o PT quem inventou a Funai, nem o indigenismo radical. O arcabouço legal usado pelos indigenistas contra os produtores rurais é fruto da correlação de forças da constituição de 1988. Todos os governo democráticos, Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, usaram a lei contra os agricultores.

A virulência da ação dos indigenistas nos governos sempre esteve ligada à importância que os governantes deram às pressões internacionais e às ONGs. Presidente mais aberto a pressão internacional, demarca mais. Presidente menos aberto a pressão internacional demarca menos. Por essa razão, Collor, de direita, Fernando Henrique e Lula, de esquerda, foram os presidentes que mais demarcaram terras indígenas, enquanto Dilma, de esquerda, foi a que menos demarcou.

É uma ilusão pueril, quase uma burrice, achar que retirar o PT do poder significa resolver a Questão Indígena. O que não significa que manter o PT no poder implicará em solução.

A solução da atual Questão Indígena passa por uma dura e difícil alteração legislativa. Quem assumir o governo no próximo ano, quem quer que seja, precisará encarar as pressões políticas de ONGs e de governos internacionais para não mexer na lei. Quem quer que ganhe as próximas eleições, inclusive Aécio Neves, precisará ser duramente pressionado para mover a máquina política na busca de uma solução. Sem pressão ninguém, nem Aécio, nem Dilma, se moverá.

Por essa razão é bom que os candidatos se comprometam antes da eleição com o tema. Elaboramos um abaixo assinado destinado aos candidatos à presidência da República pedindo que eles apresentem suas propostas para solução dos conflitos entre índios e produtores rurais. Dessa forma poderemos forçar uma decisão antes da eleição e cobrar as propostas apresentadas depois.

Assine e divulgue nas redes sociais e entre seus amigos. Quanto mais gente assinar, maior a chance de que os candidatos respondam. 

 


 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Com toda a consideração que tenho pelo blog Questão Indigena, li e reli o texto tentando entende-lo. Segundo o autor os governos democraticamente eleitos usaram e usam a lei contra o produtor rural de acordo com a importância que dão à opinião pùblica internacional pautada pelas ONGs e esse è o motivo apresentado para afirmar que o PSDB não è alternativa política ao PT. Na questão indígena talvez não seja mesmo, já que, segundo o texto, ela não depende de qual partido esteja no poder e sim da vontade e disposição do presidente da repùblica sendo que, quanto mais abertos à pressão, maior a virulência. Os partidos políticos teriam ou tem, pouca importância no processo, sendo o judiciário o poder cuja força o presidente da republica se ampara para realizar, mais ou menos demarcações, sem fazer referência ao modo como foram realizadas pelos diferentes presidentes. Ao que parece as demarcações foram todas legais e baseadas na constituição federal, o que è motivo de controvérsias. Se a legislação è contra os produtores rurais, isso è muito ruim, se o judiciàrio interpreta a legislação da maneira que o governo quer, pior ainda. Finalizando, è com grande lamento que sou obrigado à concordar com o blog Questão Indigena, de que è uma grande burrice esperar que nossa bancada ruralista, composta de vários partidos, tome uma providência. Vamos assinar.

    0