Aécio e Dilma receberão índios

Publicado em 17/10/2014 18:57

wilson%2Bdias.jpg

Aécio Neves receberá representantes da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) na próxima segunda-feira, 20. A entidade pretendem entregar aos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), uma carta com reivindicações. A campanha de Dilma ainda não definiu data nem local.

Os representantes indígenas querem arrancar dos dois candidatos um compromisso público e formal para reverter o que chamam de “quadro de ameaças aos direitos dos povos indígenas assegurados pela Constituição Federal”. Os indígenas querem também, que Aécio e Dilma assumam compromisso com a demarcação de todas as terras indígenas. Segundo o documento, a ausência de demarcações provoca “uma situação que gera conflitos desfavoráveis para os nossos povos”.

Os índios querem ainda autonomia sobre a utilização de suas terras, conforme estabelecido pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Afirmam que, embora incorporada há 10 anos às leis brasileiras, a convenção continua sendo ignorada na prática.

Segundo Sônia Guajajara a carta será entregue a Aécio na segunda-feira, 20, no Paraná. O encontro com Dilma ainda não foi agendado.
Os representantes indígenas afirmam que sempre tiveram dificuldades de diálogo com o governo Dilma. “Em todo seu mandato, ela recebeu apenas uma vez nossas lideranças, pressionada pelas manifestações de junho. Entretanto, não cumpriu com nenhum dos compromissos firmados”, diz a carta.

Wilsom Dias/ABr

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário