Questão Indígena: Para IBGE, demarcação de Terras Indígena atrapalha o desenvolvimento econômico

Publicado em 15/12/2014 16:00 e atualizado em 15/12/2014 17:33

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) divulgou, na útima quinta-feira (11), pesquisa referente ao PIB – Produto Interno Bruto dos Municípios relativo ao ano de 2012. O projeto foi desenvolvido em parceria com órgãos estaduais de Estatística. O documento traz informações sobre a participação dos municípios no PIB nacional e respectivos estados, PIB Per Capita, além de dados sobre os três grandes setores da atividade econômica (indústria, agropecuária e serviços).

Chama atenção nos dados o caso do município de Benjamin Constant do Sul, na região norte do Rio Grande do Sul. O município tem o menor PIB do estado, um dos menores do país e ainda um dos menores PIB per capita do Brasil e do Estado, ocupando a posição 3.220ª e 492ª respectivamente.

De acordo com o Chefe Substituto da Agência do IBGE de Erechim, Admar Hélinton Dornfeld as terras indígenas na região atrapalham o desenvolvimento econômico dos municípios da região. “Com relação a Benjamin Constant do Sul cabe ressaltar que o município tem território acidentado e grande área na mão dos indígenas, o que contribui para uma produção pífia”, explica Dornfeld.

A região é mesma onde dois irmãos produtores rurais foram assassinados por índios kaingang no início deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário