Índios prometem "guerra" para evitar aprovação da PEC das demarcações

Publicado em 05/02/2015 17:53

O iminente desarquivamento da PEC das Terras Indígenas (215/00) foi alvo de reunião, nesta semana, entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, deputados indigenistas e um grupo de índios Kaiapó.

O texto muda o processo de demarcação de terras indígenas previsto na Constituição. Devido ao tamanho e ao poder da bancada ruralista no Legislativo, os indigenistas temem que a medida impeça novas demarcações.

A proposta foi arquivada no fim da legislatura passada, em 31 de janeiro, já que, depois de várias tentativas, os ruralistas não conseguiram superar a obstrução dos contrários à PEC na Comissão Especial. O pedido de desarquivamento da PEC foi feito na terça-feira (3) pelo ex-coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS).

Na reunião com o presidente da Câmara, o índio Doto Takakiri foi o porta-voz do recado de "guerra" declarada contra a PEC. "As lideranças deixaram o recado para o presidente (Cunha) de que o próprio branco está caçando briga e declarando que vai ter uma guerra contra os indígenas do Brasil. Toda semana, vai encher de indígena aqui em Brasília para mostrar que a gente está pronto para a guerra".

Mesmo sob pressão e ameaça dos índios, Eduardo Cunha afirmou que não impedira a tramitação da PEC. Segundo ele, o Regimento Interno da Câmara não permite que o presidente impeça o desarquivamento do texto, se isso for cobrado; mas garantiu que vai oferecer “todas as condições de diálogo” para que as lideranças indígenas sejam ouvidas na Câmara.

Derrotado, o deputado Sarney Filho avisou tentará de tudo para impedir que o Congresso Nacional legisle sobre a matéria. "Usaremos todos os meios possíveis para que a comissão não seja instalada", disse Sarney Filho ao sair da reunião.

Na Câmara, os índios contam com o apoio de Governo, PV, Psol, e PCdoB, além de alguns deputados do PSB e PDT. Falando pelos índios, o líder do Psol, deputado Chico Alencar, avisou que os indígenas se sentem ameaçados e estão dispostos a resistir, com riscos de "derramamento de sangue". Alencar disse que os deputados contrários à PEC pretendem usar todos os meios possíveis de obstrução e contam com a mobilização popular. "Se desarquivarem a PEC, vamos travar toda a luta possível para evitar que ela se consolide", avisou.

Frente da Agropecuária

O novo coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), reafirmou que a PEC das terras indígenas é uma das prioridades do setor, ao lado do projeto que regulamenta os artigos constitucionais que tratam do tema (PLP 227/12). Goergen lembrou que há compromisso de Cunha em dar andamento à tramitação das matérias citadas. "Nós pedimos o desarquivamento da PEC 215 e, obviamente, vamos seguir trabalhando pela aprovação", avisou Goergen.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Está muito claro que esse índio, Doto Takakiri, não fala pelos índios, e sim pelos indigenistas e Ong´s com interesses já conhecidos pelo povo brasileiro. Já esse deputado Chico Alencar, do Rio de Janeiro, de fala mansa e sotaque carioca arraXtado, bem como outros que já conhecemos, até hoje não deixaram claro a que veio e o que representa. Está sempre defendendo interesses que muitas vezes ferem e divergem da Constituição Federal. Isso não é bom para o debate democrático e a pacificação dos temas lá discutidos.

    0
  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Ok, que haja a guerra, só assim vamos ter a oportunidade de ver de que lado esta a força e terminar com essa pendenga que já está passando dos limites.

    0
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    E NÓS DO SETOR PRODUTIVO , PROPRIETÁRIOS LEGAIS , O QUE É QUE PROMETEMOS CASO ESSA PEC 215 NÃO SEJA APROVADO . VAMOS ESPERAR QUE ESTE GOVERNO QUE ARTICULA , JUNTAMENTE COM A FUNAI , CIMI E ONGS AS INVASÕES DE TERRAS , VAMOS ESPERAR QUE ESTAS ENTIDADES LEVEM A AREA RURAL PARA O FUNDO DA LAMA COMO ESTES MESMOS FIZERAM COM A MAIOR EMPRESA DO BRASIL (PETROBRAS ) E QUE ESTES (GOVERNO PT) CONTINUA DIZENDO QUE NÃO É CULPADO E NÃO SABIA DE NADA .

    0