Comissão de Agricultura marca análise do Marco Temporal para a próxima semana

Publicado em 17/08/2023 11:59
Haverá, na véspera, uma audiência pública para ampliar o debate

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, fez a leitura do relatório a respeito do PL 2903/2023, que trata do Marco Temporal de demarcação de terras indígenas. A relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentou parecer favorável à matéria, entretanto, foram concedidas vistas coletivas.

Para Soraya, os processos de demarcação parados Brasil afora, tiram as esperanças dos produtores de obterem justiça e segurança no direito de propriedade. “Esse projeto não significa produtores rurais contra terras indígenas. O projeto, inclusive, teve a participação de todos nós, que queremos paz no campo e direito de propriedade para todos. Além de encerrar disputas no âmbito jurídico”.

Ficou acordado, ainda, a realização de audiência pública e votação do Projeto na próxima semana, dias 22 e 23, respectivamente. O relatório institui a data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988) como marco temporal para o reconhecimento de ocupação de terras por indígenas, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

O objetivo é dar segurança jurídica para quem detém a posse da terra e pagou por ela. Como vimos, atualmente, qualquer área do território nacional pode ser demarcada, sem nenhum tipo de indenização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário