CNA se posiciona sobre o Marco Temporal

Publicado em 22/09/2023 08:38

A CNA vê, com muita preocupação, o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

A análise dos ministros modificou a jurisprudência até então consolidada da Suprema Corte sobre o tema.

A revisão dessa jurisprudência trará consequências drásticas para a atividade agropecuária e para as relações sociais, instalando um estado de permanente insegurança jurídica para toda a sociedade brasileira, incluindo nesse rol milhares de produtores rurais em todo o País.

O fim do marco temporal pode expropriar milhares de famílias no campo, que há séculos ocupam suas terras, passando por várias gerações, que estão na rotina diária para garantir o alimento que chega à mesa da população brasileira e mundial.

Temos a confiança de que o Congresso Nacional, assumindo a sua responsabilidade histórica e institucional de legislar, dará concretude à Constituição, conformando os direitos envolvidos e aprovando o Projeto de Lei nº 2.903/2023, em trâmite no Senado Federal, reestabelecendo a segurança jurídica e assegurando a paz social.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

    Eita país de loucos! A Constituição diz uma coisa...mas o supremo diz que a Constituição quis dizer outra coisa com aquilo que está escrito com clareza...Tem mais coisas que deixam o cidadão brasileiro sem saber o que dizer. Por exemplo: neste país pode-se matar um bebê no ventre da mãe. Mas não se pode matar um cachorro, uma cotia uma...O "não se pode" está correto, mas o que justifica moralmente o "pode matar um bebê no ventre da mãe? Eu estou ficando louco!!!!!!

    2
    • Gracieli Tassotti Sorriso - MT

      E pergunto, fazer o que para expressar nossa opinião… certamente teremos, como tem aqui no nosso município, inocentes sendo processado pelo 8 de janeiro, para servir de exemplo… qual trabalhador vai à rua protestar ???

      Já estamos sendo tomados pela sensura e pelo medo …

      Aqui já tenho medo de expressar minha opinião… já estamos sofrendo uma didatura… que Deus nos proteja…

      5