Pacheco promulga marco temporal das terras indígenas após Congresso derrubar vetos de Lula

Publicado em 28/12/2023 10:14 e atualizado em 28/12/2023 15:57
Parlamentares derrubaram três vetos presidenciais relacionados ao tema em sessão no início de dezembro

Logotipo Notícias Agrícolas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta quinta-feira (28), através de publicação no Diário Oficial da União, a lei que institui a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas (Nº 14.701). A decisão vem depois de o Congresso Federal derrubar os vetos do presidente Lula (PT).

Os parlamentares derrubaram três vetos presidenciais relacionados ao marco temporal no início de dezembro. Um deles, dizia respeito a data da promulgação da Constituição como marca para a demarcação de terras indígenas. Outro ponto foi o dispositivo que permite a instalação de bases militares e a expansão viária e a exploração de alternativas energéticas sem consulta às comunidades indígenas envolvidas ou ao órgão indigenista federal competente.

O Congresso também aprovou o trecho que permite que povos indígenas firmem contrato para o turismo nas áreas demarcadas. Os parlamentares mantiveram o veto do Presidente da República relacionado aos trechos que facilitavam o acesso a indígenas isolados e o plantio de transgênicos.

O presidente do Senado Federal também promulgou nesta quinta-feira a lei que renova a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.

Veja a lei na íntegra promulgada pelo Presidente do Senado Federal:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • ANGELO MIQUELÃO APUCARANA - PR

    Já passou muito da hora para que o congresso mostre a que serve, rios de dinheiro unundam os bolsos destes cidadãos e quase nada é feito pensando nos brasileiros, pensam apenas neles mesmos, estão preocupados com cargos e poder. É triste assistir um país como o Brasil sucumbir nas mãos de politiqueiros irresponsáveis, relapsos e gastadores. Cada um dos duzentos e dezeseis milhões de brasileiros já pagpu esse ano treze mil e quinhentos reais de impostos, diretos e indiretos. A perguta é; onde está o dinheiro?

    1
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Ainda bem, que o Pacheco, conseguiu interpretar bem a Constituição, na questão do Marco Temporal.

      2
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      NESTE EPISODIO FICA O RETRATO DO BRASIL, TAO RIDICULO QUE FOI PRECISO DIZER DE ALTO E BOM SON QUE O QUE VALE Ê AQUILO QUE ESTÁ ESCRITO---GENTE VOCÊS JÁ PENSARAM NO RIDICULO DE UMA SITUAÇÃO DESSA

      1