Produtores de Santa Rosa- RS e Pato Branco-PR que iniciaram o plantio do milho verão têm condições ideais para boa safra

Publicado em 12/09/2016 14:07
Simulação mostra que plantio de milho feito nos primeiros dias de setembro no PR e RS tem potencial produtivo acima de 95%. Mas atenção se volta para período de colheita, que pode ser chuvoso. Veja relatório

Os produtores do sul estão acelerando o plantio de milho para aproveitar a boa umidade do solo. Segundo o informativo conjuntural do Emater, no Rio Grande do Sul,até agora 30% da área projetada foi semeada.

E a simulação feita pelo aplicativo que permite calcular o melhor momento para realizar o plantio [através de levantamentos históricos e previsões climáticas], mostrou que os produtores de Santa Rosa (RS) e Pato Branco (PR) que já iniciaram o plantio do milho verão têm condições ideais para o desenvolvimento da safra.

A ferramenta disponibilizada pelo site www.cropview.com.br auxilia na tomada de decisão dos produtores e na definição do melhor momento do plantio e colheita. O Cropview, permite que o usuário faça o monitoramento em tempo real da lavoura, acompanhando dados climatológicos e de produtividade.

Em Santa Rosa [onde o plantio já alcançou 60%], considerando uma cultivar de 120 dias em um solo argiloso, a demonstração apontou que os produtores que cultivarem o milho primeira safra até 21 de setembro terão de 97% a 84% da produtividade estimada alcançada.

Já para os agricultores que pretendem semear a partir de outubro o percentual de alcance do rendimento, de acordo com levantamento do Cropview, cai para 76%.

Além disso, os produtores podem acompanhar as previsões para cada fase da cultura e fazer um comparativo com a média histórica da região. A sócia fundadora da Rural Tecnologia, Cristina Queiroz ressalta a necessidade dos levantamentos por períodos, já que em "cada etapa a planta tem uma necessidade hídrica e de temperatura."

Para o município de Pato Branco (PR), onde o plantio alcançou 6% nesta semana, os resultados também são positivos. Considerando as mesmas condições de ciclo e solo, o aplicativo apontou que a semeadura realizada entre 01 a 21 de setembro tem de 99% a 100% de condições favoráveis para que a produtividade alcance o potencial máximo.

As atenções se voltam, porém, no período de colheita já que as previsões indicam volumes de chuvas elevadas para o final de dezembro, onde possivelmente se iniciaria os trabalhos de campo.

O engenheiro agrônomo, Paulo Murray, destaca ainda que o modelo também possui alertas de colheita "que começam a aparecer de 15 a 20 dias antes, para que o produtor consiga se programar para a janela ideal de colheita." Além disso, é possível receber notificações de geadas, e condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de doenças.

Confira também outras simulações no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário