Índios ampliam invasões em MS e geram clima de insegurança e instabilidade para o campo e também para as cidades

Publicado em 27/08/2015 13:27
Índios ampliam invasões em MS e geram clima de insegurança e instabilidade para o campo e também para as cidades

O clima segue tenso no estado do Mato Grosso do Sul (MS) com a invasão feita por indígenas em mais propriedades, atingindo cerca de 95 pontos. Em especial, na cidade de Antônio João da Madeira, a tensão aumentou por conta da invasão no município que expulsou nesta quinta – feira (27), mais de 40 pessoas de suas casas.
 
De acordo com Maurício Saito, presidente da FAMASUL - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, a situação tem tomado uma proporção maior do que se esperava. “Fizemos uma reunião ontem na espera de uma conciliação, mas a liderança dos indígenas não compareceu, bem como o deputado estadual, João Brandão”.
 
Diante desse cenário, a expectativa da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, segundo o presidente, não é promover as invasões. “Acreditamos que a FUNAI possa ajudar efetivamente a comunidade indígena na tentativa de pacificar essa situação”.
 
Ainda segundo Saito, o primeiro passo para um acordo, seria a presença das autoridades para proteger a integridade e patrimônio do cidadão brasileiro e também a devolução das terras apropriadas pelos indígenas. “Temos que garantir o direito de propriedade deles e o governo federal precisa intervir à FUNAI para uma conscientização geral dos invasores”, explica.
 
No entanto, o sentimento dos produtores, segundo o presidente é de revolta, mas esperam em uma solução. “Acreditamos que se há necessidade de uma ampliação de área, que ela seja adquirida da maneira justa e não com invasões de terras”, finaliza.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário