Facada no pixuléco e o tiro na cabeça do índio, por João Batista Olivi

Publicado em 31/08/2015 11:37

Mais do que saber dos detalhes, precisamos discutir as causas dos conflitos que provocaram a morte do índio guarani, no sul do MS. Como também precisamos saber quem insufla os violentos na batalha em torno do pixuléco. Quem está por trás de tudo isso??, quem destampou a garrafa do genio do mal?? O momento é dramático para a vida nacional. E antes das respostas, precisamos, urgentemente, encontrar um estadista, um homem público, que consiga conciliar a nação. O momento é grave.

Após a invasão indígena em cinco fazendas na região de Antônio João (MS), que resultou na morte de um dos líderes indígena Guarani Kaiowa, os povos Terenas prometeram enviar mais de 20 mil guerreiros para apoiar as invasões.

O clima que já era tenso pode se agravar nas próximas horas. Os fazendeiros alegam que o tiro tenha partido das forças de segurança, mas as lideranças indígenas afirmam que o disparo foi dado por proprietários das fazendas.

O Deputado Federal Henrique Mandetta/DEM-MS, esteve no local no dia do incidente e informou em nota na sua rede social  que houve "troca de tiros de ambos os lados" e que "ouviu um tiro numa mata a 800 metros e dez minutos depois os índios trouxeram um corpo que diziam ter sido alvejado". Como médico avaliou o cadáver e constatou que o homem já estava morto horas atrás.

Para o jornalista João Batista Olivi, é preciso discutir as causas dos conflitos que provocaram a morte do índio guarani, e essa onda de invasões em todo o território nacional. "Não há solução prática no nosso modo de ver, o que precisa é encontrar outra terra para que eles possam fazer o que querem", declara.

Pixuleco

Outra forma de agressão motivada por ideologia política que ocorreu neste final de semana foi a facada no pixuleco. O boneco inflável que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido com roupa de presidiário, apelidado de 'Pixuleco', foi rasgado no Viaduto do Chá, em frente à prefeitura de São Paulo.

A estudante de Direito Emmanuelle Thomaziello Valério de Souza, de 20 anos, foi detida após golpear com uma faca o boneco, que esvaziou imediatamente. Na delegacia, a estudante contou que é filiada ao PCdoB e integrante da União da Juventude Socialista (UJS), mas negou o ataque. O caso foi registrado como dano a patrimônio. De acordo com a polícia, o boneco passará por perícia na segunda-feira.

Além disso, a população brasileira acordou nesta segunda-feira com a informação de que o governo decidiu enviar ao Congresso uma proposta de Orçamento para 2016 com previsão de déficit primário, admitindo que gastará mais do que vai arrecadar, mesmo sem levar em conta despesas com pagamento de juros. Trata-se da primeira vez na história que o governo não consegue fechar as contas e entra no vermelho, prevendo desequilíbrio fiscal.

Segundo o João Batista o país precisa de uma nova liderança "que acalme a nação e evite o conflito", declara.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • sebastião leme alves lima Rio Verde - GO

    Quem mentiu: o deputado, na Câmara , AO dizer que NAO PERICIOU O CORPO DO INDIGENA E PORTANTO NAO PODE DAR LAUDO OU QUEM ESCREVEU A MATERIA...

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    BRAZIL: PÁTRIA ESTARRECIDA !!!

    Os acontecimentos de Antonio João-MS, mostram-nos a quanto anda "nossa" Pátria.

    O filósofo inglês Thomas Hobbes, ao escrever a obra "O Leviatã" se inspirou em uma figura mitológica. Sua forma é de uma serpente e, que fez um acordo com os homens. Na medida em que os homens não cumprem o acordo, a serpente vem e os devora. No caso a serpente é o Estado.;;

    O País assiste fatos cada vez mais estarrecedores, mas a capacidade do esquecimento da população impressiona. Em Maio de 2013 três fazendas foram invadidas no município de Sidrolândia (MS) por índios terenas. O modus operandi é o mesmo, invadir para negociar e, a cada invasão cresce os atos de violência, provavelmente para ser mais difundida a noticia. Causar mais impacto. Vide as "ordens" que são dadas dos interiores de presídios para a "queima de ônibus".

    FICO TRISTE EM VIVER NUMA ÉPOCA TÃO TRISTE DESSE BRAZIL !!!

    0
  • sebastião leme alves lima Rio Verde - GO

    O pixuleco POR acaso era publico ? Quem confia em Deputado do DEM ?

    0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    "Karl Marx ensinava que a melhor maneira de estatizar toda propriedade era o IMPOSTO DE RENDA PROGRESSIVO. No Brasil a legislação fiscal foi calculada para ser impossível de cumprir e para, desse modo, criminalizar de antemão todo proprietário, deixando-o a mercê do governo, que, a cada momento, decide quais as cabeças que vai cortar e quais as que vai deixar para depois. Assim, o governo pode ir estatizando tudo pouco a pouco, sem assumir a responsabilidade da estatização ostensiva e sem parecer que é comunista. Isso é EXATAMENTE a proposta original de Marx." Olavo de Carvalho

    0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      O Governo comanda dois tipos de pessoas. Os inocentes úteis e os criminosos. Quando faltam criminosos, eles os criam, instituindo regras incumpríveis para manter estes "criminosos" com o rabo preso...

      Me espanta é o silencio dos "bons"....

      0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    O filósofo Olavo de Carvalho já ensinou: "Quando algum justiceiro universal comunopetista-emessetista, discursando em favor das "áreas indígenas", lhe disser que os índios eram os "legítimos proprietários" da terra brasileira, depois "usurpada" pelos portugueses, informe ao desgraçado que, na época dos descobrimentos, havia aproximadamente 5 milhões de índios numa área territorial de 8.515.767,049 quilômetros quadrados, portanto 1.703 quilômetros quadrados para cada um. O equivalente a uma área inteira da cidade de São Paulo para cada índio. Os portugueses na Europa eram 10 milhões, acotovelando-se em 92 090 quilômetros quadrados, isto é, 0,009 quilômetro quadrado para cada um. Tomar as terras "dos índios" era uma questão elementar de REFORMA AGRÁRIA: dividir entre os trabalhadores os maiores latifúndios improdutivos do planeta"...

    0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Sindicato e Mandetta defendem ruralistas: 'índio já estava morto'

    Corpo do índio passa por perícia em Antônio João

    http://www.midiamax.com.br/cotidiano/sindicato-mandetta-defendem-ruralistas-dizem-indio-ja-estava-morto-272167

    0