Tempo: Sul do Brasil sem chuvas e com baixas temperaturas pelo menos até o início da próxima semana
O tempo seco continua predominando sobre todo o Sul do Brasil nos próximos dias. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região deve ficar sem chuvas pelo menos até o início da próxima semana. As temperaturas já estão mais baixas com influência do ar seco polar.
"O dia pode amanhecer com temperaturas abaixo dos 10°C nas serras gaúcha e catarinense, mas o calor retorna durante à tarde. O sol predomina em todo o estado do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, no interior de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná, sem previsão de chuva", noticia a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (16/02 a 22/02) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Produtores de grãos no Sul do país já estão preocupados com as condições do tempo, já que muitas lavouras estão em desenvolvimento com baixos níveis de umidade no solo e a colheita deve começar nos próximos dias. Dessa forma, agricultores devem ficar atentos às previsões específicas de cada região.
Veja o mapa com a chuva acumulada em todo o Brasil nos últimos 15 dias:
Fonte: Inmet
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, na quarta-feira (14), Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou que o estado do Rio Grande do Sul não tem indicativo de chuvas até o início da próxima semana. Apenas no Oeste de Santa Catarina e Norte do Paraná, podem ocorrer pancadas rápidas de chuva.
A partir da próxima semana, um novo sistema de origem frontal deve chegar à região Sul, trazendo chuvas mais significativas. Nos últimos dias, com a presença de uma frente fria, as temperaturas diminuíram na região, com valores recordes sendo registrados para a estação do ano - como 8,8°C em Jaguarão (RS). Ocorreram rajadas de vento e, até mesmo, presença de granizo.
Chuvas no município vizinho a São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurélio
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
Estiagem leva 14 cidades do Sul do RS a decretarem situação de emergência
A estiagem no Sul do Rio Grande do Sul levou 14 municípios a decretarem de situação de emergência. A Defesa Civil calcula um prejuízo de R$ 250 milhões.
O estado já homologou a situação de emergência em Amaral Ferrador, Morro Redondo, Cristal e Pedras Altas. A partir daí, é possível que venha ajuda do governo federal. Outros municípios ainda aguardam a homologação: Pinheiro Machado, Piratini, Canguçu, Turuçu, Arroio do Padre, Cerrito, Camaquã, Herval, Chuvisca e São Lourenço do Sul.
Só em Cristal, as perdas já passam de R$ 30 milhões, principalmente nas lavouras de milho e soja, além do gado leiteiro.
Veja a notícia na íntegra no site do G1 RS.
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (01) para todo o Brasil
Inmet: Novembro será marcado por recuperação da umidade no solo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (31) para todo o Brasil
Novembro começa com boas chuvas previstas para a faixa central do Brasil como MT, GO, SP e MG
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (30) para todo o Brasil
Inmet mostra fortes chuvas previstas entre o sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo