STF retoma agora julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Publicado em 20/09/2023 12:51 e atualizado em 20/09/2023 18:34
Presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), questiona análise do tema pelo STF e ressalta os riscos que uma decisão contrária poderá causar à sociedade

Logotipo Notícias Agrícolas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta quarta-feira (20) o julgamento sobre a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O placar do julgamento está 4 votos a 2 contra a tese. Para entender o caso, clique aqui.

Até o momento, além de Barroso, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se manifestaram contra o marco temporal. Nunes Marques e André Mendonça se manifestaram a favor.

Nos últimos dias, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou um projeto que estabelece, entre outras coisas, um marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Relator do marco temporal na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, senador Marcos Rogério (PL-RO), leu nesta quarta o relatório favorável ao Projeto de Lei 2903/2023. Segundo ele, o projeto estabelece um marco temporal para a demarcação de terras, nada mais é, que a confirmação de um entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, é mais uma prova que a matéria é constitucional.

Foram concedidas vistas coletivas e a votação do marco temporal na comissão foi remarcada para a próxima quarta-feira (27).

Leia mais:

+ Marcos Rogério apresenta relatório favorável ao Marco Temporal na CCJ

O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), chegou a comentar sobre análise do tema pelo STF e os riscos que uma decisão contrária poderá causar à sociedade.

Leia mais:

+ Presidente da FPA critica decisão do STF sobre terras produtivas, mas mais ainda a invasão à 'competência legislativa do Congresso'

+ “Não reconhecer o marco temporal é desrespeito ao direito de propriedade”, diz Pedro Lupion

+ Marco Temporal, tese do indigenato ou a indenização de propriedades no processo de demarcação de terras indígenas; saiba qual a melhor alternativa para o Agro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário