Regiões cafeeiras recebem chuvas na próxima semana, afirma Meteorologista

Publicado em 17/10/2014 14:38 e atualizado em 17/10/2014 17:43

As lavouras cafeeiras das principais regiões produtoras continuam afetadas pela seca ao longo deste ano. Na safra atual, diversas cooperativas registram quebra. No entanto, segundo meteorologistas, as áreas afetadas têm mais chances de registrar chuvas nas próximas duas semanas.

A queda de produção na região Sul de Minas Gerais deve ficar em torno de 25% e 30%, é o que afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino. Na Zona da Mata Mineira, a queda pode atingir os 40% e a cada dia que passa os produtores ficam mais desanimados com a produção para a safra do próximo ano.

>> DA REDAÇÃO: Café – Quebra no Sul de Minas na safra 2014 deve ficar entre 25% e 30%

>> DA REDAÇÃO: Café – Na região da zona da mata mineira, perdas superaram 40% na última safra

Cafeicultores ouvidos pelo Notícias Agrícolas relatam que os cafés que deveriam produzir o grão a ser comercializado na safra 2015/16 estão depauperados. A principal florada ainda não chegou em boa parte das cidades produtoras e os cafeicultores já temem o ‘pegamento’. (Veja abaixo as imagens enviadas pela produtora rural Christina Valle, de Guaranésia-MG).

De acordo com o presidente da Sincal, Armando Matielli, o solo está muito seco e quando a chuva chegar, a água primeiro vai para a parte radicular e só depois levará umidade para os frutos e folhas. "A quebra deve ser uma das maiores na história do país podendo chegar a 60% na safra de arábica na temporada 2015/16", disse Matielli.

>> DA REDAÇÃO: Café – Queda na produção de arábica em 2015 pode ser de 60%

Segundo informações reportadas pela Reuters, a partir de dados climáticos do Commodities Weather Group, dos Estados Unidos, há chances de chuvas com maiores volumes dentro de seis a quinze dias. No entanto, ainda há possibilidade de que as precipitações não cheguem em mais da metade das áreas de café.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o meteorologista da Somar Meteorologia, Marco Antonio dos Santos, afirma que as chuvas devem ocorrer nessa próxima semana em várias regiões cafeeiras de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Mas os volumes ainda são incertos.

De acordo com Santos, precipitações mais estáveis serão vistas no final do mês. “Depois do dia 27 de outubro o regime de chuvas se regulariza em todo o Brasil”, diz. Mesmo assim, outubro deverá fechar com precipitação abaixo da média, segundo a Reuters.

 

Imagens enviadas pela produtora rural Christina Valle, de Guaranesia-MG

Cafezais sofrem com a seca em Guaranésia. Imagem enviada pela vice-presidente do Sindicato Rural do município, Christina Ribeiro do Valle.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário