DA REDAÇÃO: Café – Quebra no sul de Minas na safra 2014 deve ficar entre 25% e 30%

Publicado em 14/10/2014 16:36 e atualizado em 14/10/2014 18:26
Café: quebra na safra do Sul de Minas deve ficar entre 25% e 30%. Existem perdas consolidadas para o ano que vem e o atraso na volta das chuvas já compromete a produção de 2016.

A quebra na safra de café na região Sul de Minas Gerais deve ficar em torno de 25% e 30% devido à seca na região, é o que afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino. A safra atual já foi totalmente colhida e está sendo comercializada.

Com a queda de produção neste ano e sem melhoras nas condições climáticas, fatalmente a safra do próximo ano também deve registrar quebra. O Estado de Minas Gerais produz cerca de 75% do café arábica no Brasil. A região deve produzir entre 13 milhões e 15 milhões de sacas na safra de 2014.

Segundo Paulino, apesar da quebra geral na região Sul de Minas, a Cooxupé rnão teve grandes perdas. “A quebra no Sul de Minas está compensada com a colheita do cerrado que é atrasada e a quebra lá é pequena. Os novos cooperados também ajudaram a minimizar a queda”, afirma. O presidente da Cooperativa diz ainda que a qualidade do café, no geral foi boa, mas alguns grãos têm tamanhos menores.

Com relação a safra do ano que vem, as altas temperaturas e a falta de chuva devem mais uma vez causar perdas. “As lavouras estão muito sentidas, hoje a temperatura está em torno de 39ºC e o solo está seco”, afirma Paulino.

Segundo o presidente da Cooxupé, a proporção de quebra para a próxima safra só será quantificada com chuvas visto que boa parte dos cafezais ainda não tiveram a principal florada. “Só em novembro ou dezembro quando as chuvas se normalizarem é que podemos fazer uma avaliação correta”, explica. Segundo Paulino, alguns produtores já realizam esqueletamento nas plantas para garantir produção melhor na safra de 2016.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário