Na Zona da Mata em Minas, café tem perdas de 40% na última safra- Admar Soares| Pres. Câmara Café

Publicado em 16/10/2014 14:58 e atualizado em 16/10/2014 17:57
Café: safra 2014 na Zona da Mata em Minas Gerais quebra 40% com perdas de mais de 2 milhões de sacas. E os problemas continuam já que a produção das lavouras para o ano que vem também está comprometida.

A seca prolongada registrada nas principais regiões produtoras de café continuam causando estragos nas plantações. A quebra na safra atual supera os 40% na Zona da Mata Mineira e a cada dia que passa os produtores ficam mais desanimados com a produção para a safra do próximo ano.

De acordo com o presidente da Câmara de Café das Matas de Minas, Admar Rodrigues Soares, a região produz em média de 5 milhões a 6 milhões de sacas de café normalmente. No entanto, com a seca o volume colhido foi menor. "Em algumas cidades a quebra foi maior que os 40% da região", diz.

O presidente da Câmara de Café das Matas de Minas acredita que na próxima safra a quebra pode chegar a 50%.

Os produtores da região também já sofrem com a escassez de empregos.  “Há uma grande falta de trabalho para as famílias porque grande parte das pessoas da região trabalham diretamente com agricultura”, diz Soares.

Os preços do café registraram melhora no mercado interno. No entanto, o produtor não está se beneficiando visto que não há produto disponível para comercialização. “O mercado está com preço razoável. A saca de café está em torno de R$ 520,00. Porém, temos o valor e não temos o café”, afirma.

Segundo Soares, os cafeicultores só vem aumentando as dívidas e o Manual de Crédito é o que mantém os produtores no ramo. “Através desse manual conseguimos parcelar as dívidas para as próximas colheitas. Se não fosse isso, os produtores estariam vendendo os bens de família”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Flavio Garbin Filho Piumhi - MG

    Fico muito feliz em saber que os bancos da sua região estão vendo o cafeicultor como uma pessoa de bem, porque os da cidade onde moro acham que somos pessoas do mal, somente pelo fato de estarmos pedindo prorrogação de nossos custeios, o que é um direito que o MCR nos dá. Mas com certeza chegaremos la.

    0
  • alexandre maroti nova resende - MG

    A realidade da cafeicultura cada dia que se que se passa se torna mais dificil,as lavouras estão secando ,produtores querendo vender propriedades,estão tds desanimados ,sem agua nd tem ,só ñ veem quem ñ quer ,pois a quebra da proxima safra deve ser maior que esta ,isto destimula mais ainda quem tenta ficar no ramo

    0