Mascates, por Osvaldo Piccinin

Publicado em 17/02/2014 13:28
Osvaldo Piccinin, engenheiro agrônomo, formado pela USP-Esalq, em 1973. Natural de Ibaté, é empresário e agricultor e mora em Campo Grande/MS.

Parece que foi ontem que presenciei e vivi os encantos da simplicidade do rico interior, mas já se passaram cinquenta anos. Naquele tempo, dez quilômetros era uma distância enorme, principalmente quando a percorríamos no lombo de um cavalo, ou numa charrete puxada por um lerdo cavalo. Só usávamos o velho caminhão coletivo da colônia, em ocasiões especiais.

Ficávamos meses sem ir à cidade e nosso contato com o mundo exterior, era através de alguns parentes - que esporadicamente nos visitavam -, dos fotógrafos conhecidos por nós como retratistas, e os mascates tagarelas que iam vender suas mercadorias nos sítios e fazendas.

Lembro-me de um em especial conhecido pelo apelido de “Biche - Biche”. Sua descendência européia lhe conferia um avantajado nazo – nariz - e uma pronúncia enrolada, quase inaudível. 

Em sua carrocinha de pneus, puxada por um preguiçoso cavalo, carregava uma grande variedade de mercadorias para vender desde agulha, linha, botão, sabão de barra, batata-doce, fogos de artifícios na época de S.João, batatinha, cebola, soda cáustica, querosene, lamparina, rapadura, suspiro, maria-mole, balas, chicletes, biscoitos e muito mais. 

Simples e generoso, mas também um hábil comerciante. Tinha a capacidade de atender várias pessoas ao mesmo tempo, e a todos encantava. Sua chegada era uma festa. Mascateando criou todos seus filhos com dignidade - uma prole que muito orgulha nossa cidade.

Lembro-me quando aparecia o retratista por lá – era uma correria para tomarmos banho, pentear os cabelos e nos vestir com a melhor muda de roupa que possuíamos, depois era só fazer uma pose no terreiro e aguardar a foto branco e preto, que demorava uma eternidade para chegar. No mínimo dois a três meses depois de tiradas.

Além das fotos tiradas, estes retratistas também retocavam fotos antigas do tipo casamento dos avós e pais, da nossa primeira comunhão e outras tantas solicitadas pelo freguês. De aspecto meio artificial, estas fotos retocadas ocupavam um lugar de destaque na sala de estar.

Não menos interessantes eram os mascates de roupa - Libaneses e Italianos – com seus sotaques característicos. Vinham a pé até nosso sítio após desembarcarem  bucólica estação de trem chamada, Tamoio. Carregavam uma grande e pesada mala, sortida de tecidos. 

A abordagem sobre a qualidade dos tecidos era um show à parte. Falavam sem parar. Pediam para os clientes apalparem para sentirem a qualidade do pano além de botarem  fogo em uma porção do tecido, embebido em álcool, para impressionar.

Nunca voltavam de mãos abanando! Meu pai, por exemplo, teve cortes de casimira inglesa – de origem duvidosa, em estoque, por muito tempo. 

De uma coisa eu tinha certeza, os mascates vendedores de tecidos, acreditavam na máxima que diz: “Otário é igual caspa, raleia, mas não acaba”. Só pelo sacrifício de nos visitar, sentíamos na obrigação de comprar seus produtos - tínhamos que cativá-los para continuar nos visitando - éramos carentes...

A todos estes ilustres mascates da minha infância, que de uma forma ou de outra nos traziam notícias e novidades do mundo exterior, muito além da nossa porteira, deixo aqui meu respeito e admiração pela forma determinada e cheia de sacrifícios que defendiam o pão de cada dia.

E VIVA AS RAÍZES DA TERRA!

osvaldo.piccinin@agroamazonia .com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Osvaldo Piccinin

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • Ronivon Siqueira Ibiá - MG

    Osvaldo, me lembro que meu avô estava sentado na varanda certa vez e chegou um mascate numa charrete cheinha de bugingangas. Ofereceu ítem a ítem ao meu avô, que se recusou a comprar. Depois disso o mascate olhou para o horizonte da estrada oposto ao lado que chegara e perguntou ao meu avô: - Para onde vai essa estrada ? vovô, muito calmamente, coçou a barba e respondeu; - Meu Sr. ! Não sei se ela vai viajá não, tomara que não, né ? Se ela fô, vai fazê muita farta aquí prá nóis......kkkkkkkkkk

    0
  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    Osvaldo, gosto de saudosistas e você para ser, agrada ver suas histórias e nos faz relembrar nosso passado também.

    Abraço

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Prezado Osvaldo,escrevi o causo do mascate Zé do padre, mas infelizmente não consegui enviá-lo,assim que conseguir lhe enviarei,saudações mineiras , uai!

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Osvaldo,exitem muitos causos de mascate,mas este é especial: O Zé do Padre mascateava na região da Jaíba,Norte de Minas e ao chegar na casa de "seu"Plácido <um pernambucano arretado,pai de umas seis moças... muito cansado com a pesada mala pediu um copo d'água ,bebeu a grande caneca d'água inteira...ofereceu as mercadorias e dez minutos depois colocou a mala na cacunda e já de saída, percebeu que as moças que estavam escondidas vieram pra sala, voltou rápido e assim meio sem jeito falou:-"seu"Plácido me dá um copo d'água" e a resposta-"Vá te embora, homem !"um grande abraço a todos da roça.

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Osvaldo,exitem muitos causos de mascate,mas este é especial: O Zè do Padre mascateava na região da Jaíba,Norte de Minas e ao chegar na casa de "seu"Plácido <um pernambucano arretado,pai de uma seis moças... muito cansado com a pesada mala pediu um copo d'água ,bebeu a grande caneca d'água inteira...ofereceu as mercadorias e dez minutos depois colocou a mala na cacunda e já de saída, percebeu que as moças que estavam escondidas vieram prá sala, voltou rápido e assim meio sem jeito falou:-"seu"Plácido me dá um copo d'água" e a resposta-'Vá te embora, homem !"um grande abraço a toda da roça.

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Osvaldo,exitem muitos causos de mascate,mas este é especial: O Zè do Padre mascateava na região da Jaíba,Norte de Minas e ao chegar na casa de "seu"Plácido <um pernambucano arretado,pai de uma seis moças... muito cansado com a pesada mala pediu um copo d'água ,bebeu a grande caneca D'água inteira...ofereceu as mercadorias e dez minutos depois colocou a mala na cacunda e já de saída percebeu que as moças que estavam escondidas vieram prá sala, voltou e assim meio sem jeito falou:-"seu"Plácido me dá um copo d'água" e a resposta-'Vá te embora homem !"um grande abraço a toda gente da roça.

    0