Fala Produtor

Participe do Fala Produtor

Um espaço interativo criado para que você possa expressar opiniões, conversar com os outros internautas e debater os temas mais importantes do Agronegócio.

É o Notícias Agrícolas dando voz ao produtor rural.

Quer deixar sua mensagem?

Se você já é cadastrado, faça o seu login ou cadastre-se no Notícias Agrícolas para enviar sua mensagem.

As opiniões expressas pelos internautas não representam, necessariamente, a posição do site Notícias Agrícolas. Elas apenas traduzem o ponto de vista dos participantes, uma ferramenta criada para dar voz ao produtor rural e fazer com que ele interaja com outros produtores de todo o Brasil.
  • CARLO MELONI SAO PAULO - SP 19/02/2018 22:46

    A CASA BRANCA tem 377 funcionarios enquanto o palacio do PLANALTO tem 3.722...

    0
  • FRANCISCO WILLIAM SILVA ARACATI - CE 19/02/2018 18:05

    0
  • CASSIANO AOZANE VILA NOVA DO SUL - RS 19/02/2018 15:49

    Buenas, a meu ver os frigoríficos estão perdendo dinheiro com ativismo inútil..., paguem melhor que a boiada fica tudo aqui mesmo.

    Comentário referente a notícia: Deputado quer proibir gado vivo em navios no Estado de SP

    0
  • ALOÍSIO BRITO UNAÍ - MG 19/02/2018 15:15

    Como sempre um sensacionalista sem noção querendo chamar a atenção para se promover de alguma forma. Tanta coisa importante pra resolver e o país necessitado de receita rentável e um coitado desses tentando prejudicar. Ele só quer holofotes voltados para ele. PALHAÇADA!!! Esse País está muito difícil de se produzir e de viver.

    Comentário referente a notícia: Deputado quer proibir gado vivo em navios no Estado de SP

    0
  • GERALDO EMANUEL PRIZON COROMANDEL - MG 19/02/2018 14:39

    Engraçado, depois que a Argentina começou a ter problemas com o clima, nossa safra, que até então era normal (107mt), passou a sofrer aumento de produção. Estamos longe de um clima excepcional, como foi o ano anterior: no RGS seca, no Paraná chuva, no MT segundo o IMEA a safra será 2% menor, Noroeste Mineiro e Leste de Goiás 25 dias de sol em pleno enchimento de grãos. No entanto, teremos uma safra maior do que a do ano passado, onde o clima foi excepcional. ???? DUVIDO E FAÇO POUCO... TRUCO ESSA PORCARIA....

    Comentário referente a notícia: Brasil deve produzir recorde de 115,6 mi t de soja em 2017/18, diz Safras

    1
  • WELLINGTON ALMEIDA RODRIGUES SUCUPIRA - TO 19/02/2018 13:33

    Parabéns nosso presidente, Maurício Buffon, estamos muito preocupados com suas colocações, são vários problemas ao mesmo tempo, de logística, chuvas em excesso, Adapec e governo faminto por arrecadações abusivas, vem se de um governo ineficiente, com o estado inchado a cada dia com cabides de emprego, mas estamos juntos a Aprosoja TO e os produtores unidos pela mesma causa, unidos seremos fortes contra esse desgoverno, sem noção, temos que bater na pauta e diminuir o tamanho do estado, e montar estratégias para a entrada de produtores em cargos políticos, deputados estaduais e federais, só assim podermos mitigar esses problemas que vem devastando o setor agrícola estadual e nacional, mais uma vez pode contar conosco na luta contra todos, somos produtores de grãos, não bandidos, um abraço, Wellington Almeida vice presidente regional da Aprosoja TO na região de gurupi TO...

    Comentário referente a notícia: Chuvas em excesso atrasam colheita da soja e já causa prejuízos aos produtores no Tocantins

    0
  • GUILHERME FREDERICO LAMB ASSIS - SP 19/02/2018 13:17

    Sobre a primeira reportagem (a análise da Reuters quanto às exportações brasileiras de milho em 5 anos): Me assusta uma previsão assim, baseada em teorias e deixando de lado a realidade. É o tipo de análise que acaba criando bolhas financeiras e prejudicando o setor produtivo.... Vou por partes:

    1). Atribuir perda de market share das exportações de milho as renegociações de acordos comerciais dos EUA com seus parceiros não passa de terrorismo político de quem esta assustado em perder uma teta para mamar. Já alardearam que o Brasil iria ganhar muito mercado de milho no México ano passado e esse ano, e no final era pura torcida e propaganda.

    2). Dizer que o Brasil está investindo pesadamente em logística me parece meio míope, pois na pratica não vemos quase nenhuma melhoria efetiva, apenas manutenção do que está ruim ou meio ruim. Não temos e nem teremos novos modais ativos e efetivos em 5 anos e acho que nem em 10 anos.

    Mesmo os EUA que agora estão começando a sentir o peso dos anos sobre as eclusas do Mississippi e algumas linhas férreas, ainda sim estão anos luzes a frente de nós e isso não vai mudar em décadas. O problema deles é de muito mais fácil solução que o nosso.

    Basta ver a diferença do custo médio de frete aqui e lá. Não adianta esses ditos pesados investimentos em portos se para o grão chegar no porto é um inferno, literalmente. Não vejo também uma mudança drástica o nosso sistema prontuário, vejo melhorias, mas melhorias em relação ao que tínhamos antes, não comparado aos países de primeiro mundo.

    Resumindo, todos têm problemas, mas se comparar os problemas dos EUA com o Brasil em infraestrutura, fica óbvio que eles estão em ótima condição nesse caso. Não me recordo exatamente, mas foi no evento Commodity Classic em San Antonio no Texas em 2016 que um palestrante disse aos Americanos "vocês acham as estradas aqui ruins?, precisam ver o que é estrada ruim no Brasil".

    3). Basear-se em uma previsão de queda de exportação de milho este ano nos EUA e uma leve alta na do Brasil para afirmar que isso é uma tendência de longo prazo é desconsiderar sazonalidade e particularidades do mercado.

    Também dizer que tomaremos lugar de outro produtor pois somos o primeiro em soja, suco e laranja e outras commodities carece de fundamentação técnica.

    4). Quanto a parte agronômica e climática, nós temos terras sim, mas temos código florestal, temos burocracia, temos socialismo atrapalhando tudo e todos.

    Quanto custa no Brasil, abrir um hectare de terra, nem digo de mata nativa, fiz uma cotação para destocar, limpar e corrigir uma área de pinheiros comerciais, entre operações de destoca, limpeza, correção de solo (calagem, gessagem, fosfatagem e potassagem) e operacões referente a essas correções se gasta tranquilamente 15 mil reais em um hectare. Isso que nem precisa de licenças ambientais e tudo mais, só em operação e corretivos/fertilizantes.

    Quanto a ter clima, vejo isso do clima tropical mais como propaganda ufanista, nosso clima não é tudo isso que dizem. É irregular quanto a regime pluviométrico, temperatura escaldante sendo tudo isso propicio a aparecimento de pragas, fungos e ervas daninhas nas lavouras.

    Nesses aspectos os climas subtropicais e temperados são muito mais favoráveis para a produção agrícola. Estabilidade e "baixa" pressão de pragas. Temos diversas questões agronômicas do clima tropical que são complexas sim.

    O que mais me assusta quanto ao milho, e aí faço coro ao que o colega Elcio Sakai comentou, duas safras não é vantagem alguma, estamos sendo forçados a fazer mais safras sobre a mesma área para conseguir diluir os pesados custos fixos e alguns semi variáveis como folha de pagamento operacional. Isso não está sendo vantagem alguma, estamos apenas jogando produção no mercado que acaba por desequilibrar ainda mais as relações de oferta e demanda das commodities e deprimir preços, apenas para conseguirmos manter as operações.

    Imaginem se o Brasil deixa de fazer uma safrinha de milho, vai fazer com que a soja suba, o milho suba o trigo suba e tudo mais, devido a competição por área que isso vai gerar.

    5) Particularidades agronômicas, no caso do milho, temos enormes entraves nessa cultura, fato evidente na perda de área de verão ano após ano no Brasil.

    Basta comparar a produtividade média dos EUA com a nossa, literalmente a média por hectare lá é o dobro da Brasileira.

    Milho é muito mais sensível a stress hídrico e oscilações de temperatura do que a soja, nesse caso o clima tropical não ajuda muito, tanto que estamos empurrando o milho para segunda safra, onde o clima é mais amenos apesar de menos chuvas.

    Sem contar questão do manejo de nitrogênio (N), o qual o milho é altamente dependente via aporte mineral/químico, nos falta tecnologia e técnicas para diagnosticar as necessidades e os momentos ideias da cultura além de nossas fontes do produto terem diversas interrogações.

    E o custo disso tudo, um kg de N hoje no Brasil custa bem mais que um Kg de N nos EUA, sendo que as vezes estamos aplicando esse fertilizante caro sem ferramentas que de diagnóstico e aplicação que tragam resposta desse investimento, coisa que fica evidente na produtividade média Brasileira em relação aos EUA.

    Duas safra de milho sequenciais é inviável, a de verão já está inviabilizada por custos de produção do milho serem o dobro da soja, imagine esse risco em pais como nosso, com clima instável e riscos financeiros altíssimos sem seguro agrícola. Produtor de milho de verão no Brasil está fazendo roleta russa, isso sim. Imagine fazer uma sequência de milho sobre milho, onde a área não vai ter a fixação natural de N que a soja propicia, aliás esse é um dos principais motivos da safrinha ainda ser viável no Brasil, a soja deixa de brinde em torno 80 kg de N no solo por há, reduzindo a necessidade compra de fertilizante químico/mineral.

    Vejo com muita ressalva essa análise, temos problemas sérios demais para mudar esse quadro que está sendo pintado.

    Não posso me estender mais no comentário agora durante a colheita, problemas demais para resolver.

    Comentário referente a notícia: ANÁLISE DA REUTERS – Brasil tomará liderança dos EUA na exportação de milho em 5 anos

    0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Guilherme esse seu comentatio me fez lembrar a estoria do CORVO e da RAPOSA, onde a RAPOSA fica elogiando e enchendo a bola do CORVO no intuito do Corvo deixar cair o queijo que esta' segurando na boca---

      0
  • ANGELO MIQUELÃO FILHO APUCARANA - PR 19/02/2018 12:03

    Você, Reinaldo Azevedo, já não fala por nós há muito tempo, é um vira-casaca, um boçal.
    Eu sou a favor da intervenção, mas ouvindo quem entende, quem conhece o papel do exército, também fiquei com muitas dúvidas a respeito dos resultados. Os soldados não são preparados para fazer o trabalho da polícia, eles estão preparados para a guerra, o confronto armado, eles não perguntam antes, eles atiram primeiro, são trinados para isso. O exército é feito para dizimar o inimigo, não para discutir quem está certo ou errado, para eles só existe dois lados, diferentemente da ação da policia onde a corregedoria tira a arma do policial quando este atira contra o bandido, no exército o soldado recebe honrarias, medalhas e não reprimendas. Eu não conheço nada sobre direitos e deveres, mas também não sou idiota a ponto de achar que os nossos soldados irão conseguir fazer o que a segurança pública não fez. Bolsonaro defende um maior poder a polícia, defende também o nosso direito de defesa, direito a propriedade, direito a defender a nossa família, pois quem atenta contra os direitos dos outros, abre mão dos seus, até o de viver. Você já era, acabou, está fadado ao anonimato se continuar nesta linha torta de raciocínio...

    Comentário referente a notícia: Bolsonaro se junta a PT contra intervenção; é outra sua proposta antiviolência: ele quer os nossos Nikolas com acesso a fuzis

    1
  • MARCO ANTONIO STAHLSCHMIDT ARAQUARI - SC 19/02/2018 11:39

    ....infelizmente a ignorancia e falta de capacidade toma conta do pais de ultimo mundo, se tem comprador e´porque tem mercado.... entao aparece um deputado que nao gosta de comer carne e atrapalha toda uma rede de negocio licito, que da´lucro para todo mundo. agora pensem no os outros paises concorrentes nosso, vendo este vexame , devem estar morrendo de dar rizada.....

    Comentário referente a notícia: Deputado quer proibir gado vivo em navios no Estado de SP

    0
  • MIGUEL MOURA ABDALLA PIRAJU - SP 19/02/2018 10:07

    Esse deputado quer por uma melancia na cabeça para se aparecer
    VAI TRABALHAR PARA MÃE PÁTRIA mau feitor

    Comentário referente a notícia: Deputado quer proibir gado vivo em navios no Estado de SP

    1
  • JOSÉ ROBERTO MANTUANI DOURADOS - MS 19/02/2018 08:34

    Parabéns por divulgar estas informações. É assim que pouco a pouco vamos conscientizando nosso povo para onde temos que focar no Brasil... Nossa verdadeira vocação... AGRONEGÓCIO é o nosso futuro e de nossos filhos...

    Comentário referente a notícia: ANÁLISE DA REUTERS – Brasil tomará liderança dos EUA na exportação de milho em 5 anos

    0
  • ELCIO SAKAI VIANÓPOLIS - GO 19/02/2018 01:23

    Lembro que a 10 anos atrás, falava-se que o Brasil iria ser o celeiro do mundo num futuro próximo, compramos a ideia e hoje produzimos muito mais do que aquela época, abastecendo o mundo com mais cereais, carne, etc., ficamos reféns de nossas produtividades, sempre produzindo mais e o custo sempre acompanhando. Do que adianta viver numa utopia, onde matamos a fome do mundo e como consequência descapitalizamos anos após anos. Do pouco lucro que temos, somos obrigados a financiar este governo onde a fome é crescente, pagamos e produzimos com orgulho, porem cada ano que passa somos mais penalizados. Temos uma capacidade enorme de produzir produtos primários, mas será que não é a hora de dar uma parada e refletirmos se está sendo viável essa ideia que sempre nos vende e sempre compramos. Não está na hora de dividirmos este peso que sempre jogam em nossas costa, com a indústria. Se temos umas das melhores matérias primas, com o melhor custo benefício do mundo, já não passou da hora da indústria processar uma quantidade maior, valorizando ainda mais a sua marca, e ajudando ainda mais este nosso maravilhoso BRASIL, assim como a agricultura vem todo ano fazendo.

    Comentário referente a notícia: ANÁLISE DA REUTERS – Brasil tomará liderança dos EUA na exportação de milho em 5 anos

    0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Sr ELCIO, a maioria das industrias processadoras de soja sao multinacionais comandadas por funcionarios onde o salario individual pesa mais do que o interesse global da empresa... Ja tive um colega que me disse: Por que você se preocupa em arranjar mais trabalho e problemas se o nosso salario permanece num determinado patamar?

      0
  • SHINIGAMI PRESIDENTE MÉDICI - RO 18/02/2018 20:34

    OLA , gostaria de saber como usar o Aguapé (Eichhomia crassipes) para alimentar bovinos,suínos, frangos de corte e galinhas poedeiras forma correta de preparar e também de como estar aplicando em quantia exata ?

    1
  • SáLVIO GONçALVES GONçALVES ALFENAS - MG 18/02/2018 19:17

    Vamos ocupar o lugar reservado ao Brasil na Agropecuária mundial. Grande noticiário. Obrigado.

    Comentário referente a notícia: ANÁLISE DA REUTERS – Brasil tomará liderança dos EUA na exportação de milho em 5 anos

    0
  • BRUNO D'ANGELO BELO HORIZONTE - MG 18/02/2018 18:38

    "Fonte: Blog Reinaldo Azevedo" Rapaz, ainda tem boçal que ler e compartilha material do Frangonalda Sadia? O blogueiro que foi pego falando mau de "colegas" de trabalho na veja, que nunca coloca o dedo na ferida dos Tucanalhas e agora é usado pelo pmdb de temer... insignificante as opiniões do cabeça gravida do Dá-Ré!

    Comentário referente a notícia: Bolsonaro se junta a PT contra intervenção; é outra sua proposta antiviolência: ele quer os nossos Nikolas com acesso a fuzis

    5