Fala Produtor

Participe do Fala Produtor

Um espaço interativo criado para que você possa expressar opiniões, conversar com os outros internautas e debater os temas mais importantes do Agronegócio.

É o Notícias Agrícolas dando voz ao produtor rural.

Quer deixar sua mensagem?

Se você já é cadastrado, faça o seu login ou cadastre-se no Notícias Agrícolas para enviar sua mensagem.

As opiniões expressas pelos internautas não representam, necessariamente, a posição do site Notícias Agrícolas. Elas apenas traduzem o ponto de vista dos participantes, uma ferramenta criada para dar voz ao produtor rural e fazer com que ele interaja com outros produtores de todo o Brasil.
  • EDMEU LEVORATO UBERABA - MG 15/08/2018 10:00

    Esse João Batista é um grande jornalista e um patriota exemplar. Faz a entrevista com leveza e está sempre enaltecendo o Brasil e a nossa agricultura. Parabéns João Batista. Você merece todos os prêmios do jornalismo.

    Comentário referente a notícia: Referência mundial, pesquisador quer transferir conhecimento do cerrado brasileiro para a África

    0
  • ELCIO SAKAI VIANÓPOLIS - GO 15/08/2018 09:28

    Esqueceram de colocar no prognostico, que apesar de ter uma expectativa de aumento de área de soja, em alguns lugares está suspensa a venda de adubo de várias marcas e como a comercialização de soja futura está travada, haverá menores números de troca por insumos (barter). Esse próximo ano safra pode ser um ano muito bom pros produtores, do mesmo jeito que pode ser um ano péssimo. Se não for resolvido os problemas atuais rapidamente, podemos ter uma cultura com redução de adubação, com um custo alto devido a valorização do dólar na compra dos insumos e talvez um dólar mais depreciado na hora da comercialização. Infelizmente esta situação pode ser ainda pior no caso do milho, já que o milho há necessidade de maior investimentos na parte de adubo em relação a soja.

    Comentário referente a notícia: Área plantada de soja deve crescer 3% na próxima safra, diz Céleres

    0
  • PAULO ANTONIO RICKLI BALSAS - MA 14/08/2018 22:46

    Solo do Brasil , sim ! Mas de qual região ??

    Comentário referente a notícia: Bloco de 3ton x 2m mostra o solo brasileiro para o mundo

    0
  • ERIC JULIANO DA FONSECA UNAI - MG 14/08/2018 19:31

    Hum...!! tem alguém querendo levar uma "vantagenzinha" nesse assunto, um plus a mais, uma graxinha, um leleu, o famoso cala boca.
    Estão tentando de tudo para tirar o "mito" do páreo, sem motivo, na marra pura, mas não vão conseguir impedir o Capitão Jair Messias Bolsonaro, de subir, em primeiro lugar, no pódio.
    Bolsonaro 2018, a vitória é nossa..!!

    Comentário referente a notícia: Fux manda para o Supremo ação contra filiação de Bolsonaro ao PSL

    5
  • WILSON COLOGNI INDAIATUBA - SP 14/08/2018 18:31

    Trabalhei com estes produtos por mais de 30 anos, visitando diariamente os mais diversos produtores de hortaliças em geral, até aqueles produtores de culturas perenes... enfim não sei dizer qual lavoura não visitei neste período.... Vi muitos agricultores que não usavam EPI ( a maioria) pois estes equipamentos sempre foram muito desconfortáveis. E NUNCA soube de alguém que tenha morrido por manipular estes produtos . As únicas vezes que se teve noticia de morte foi caso de suicídio e mesmo assim soube de casos que mesmo ingerindo o produto não atingia o objetivo. Se os leigos soubessem o nível de segurança destes produtos pensariam muito antes de alardear pseudo conhecimentos. Todos que trabalham nete segmento sabe que as industrias estão constantemente pesquisando em busca de produtos cada vez mais eficiente e de menor toxicidade.. E como disse o Sr. Augusto, agricultor não gosta de usr produtos qumicos só o fazem por que sem eles não tem produção... O transito mata mais de 60 mil pessoas por ano no Brasil e nem por isso se pensou em proibir a venda de automóveiis

    Comentário referente a notícia: Toxicologista desmente risco do glifosato à saúde humana e defende mudança nos registros sobre intoxicação por defensivos

    2
    • REGINALDO MASSUIANHANDEARA - SP

      Concordo com vc Wilson Cologni. Já vi muita gente q só comia orgânico morrer d câncer, já vi pessoas q nem passava perto de lugares q tivesse pulverizando e tbm morreram. Já vi pessoas q nunca tocou num lt d defensivo e tbm morreu d câncer. Já vi e muitos pessoas q manuseavam defensivos sem proteção nenhuma e estão vivos até hj com mais d 80 anos, os problemas q essas pessoas tem é doenca no coração, diabetes etc, mas câncer não. Assim como já vi muitos tentar suicídio com produtos fortes e tbm estão aqi . Portanto nunca acreditei nesse blá blá q ficam falando sobre os defensivos. Isso ta mais p guerra comercial do q problemas d câncer. Isso deve ter empresas q tem algum produto caro p colocar no lugar de um mais barato e pagam p ONGs e alguns juízes esparramar o caos na sociedade. E sabe o q vai acontecer se o povo n dar um basta nisso e parar d ouvir esses merdas? Vai ser muita fome...

      1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Pois e' Wilson e Reginaldo, pode ser que vocês estejam certos, entao por favor sirvam de exemplo para os outros aplicando pesticidas sem mascara, de short e chinelo havaiana... Devem fazer isso e mostrar pra todo mundo que voces estao cheios de saude... Mas façam isso de verdade,-----

      32
    • DALMO HENRIQUE FRANCO SILVADOURADOS - MS

      Fico com um comentário que li aqui no notícias agrícolas esses dias dito por um pesquisador que dizia mais ou menos assim, o Glifosato causa tanto cancêr quanto comer salsicha e salame. E eu ainda complementaria, a gravidade depende sempre da dose e do mau uso, esses são os maiores problemas, não só dos ditos agrotóxicos mas de grande parte dos produtos que comemos que são industrializados, principalmente aqueles com grandes quantidades de "antes" acidulantes, conservantes, etc.

      0
  • CARLO MELONI SAO PAULO - SP 14/08/2018 18:29

    Eu acredito que as maiores queixas sobre pesticidas nao sejam relativas a produtos de graos... O que tem aparecido de preocupante diz respeito à Tomate, Pimentao, Batata, e legumes em geral porque o horticultor ou fruticultor nao respeita o prazo minimo entre a aplicaçao e a venda do produto... Tambem o horticultor tem muito pouco esclarecimento... Nas tabelas comparativas tem pesticidas que sao danosos aos mamiferos na base de 5 miligramas, mas tem outros que somente 800 miligramas do produto causam problemas... O BHC entao e' um campeao de saude porque precisa de 2.300 mm... Eu quero dizer que ninguem sabe ao certo aquilo que esta' fazendo... O lojista vai na conversa do vendedor que o visita e a maioria dos agricultores vai na conversa dos colegas conhecidos... Quase ninguem se preocupa com a saude do empregado que aplica o produto... Este cara e' a grande vitima de verdade e o processo mencionado dos Estados Unidos e' exatamente composto de funcionarios que aplicam o produto... Eu tenho conhecidos com caroços nos braços e fraqueza geral e sao pessoas que aplicaram pesticidas... Entao quando se fala em pesticida a pior coisa e' falar de forma generalizada porque tem uma enorme diferença entre os produtos e uma enorme diferença entre as formas de aplica-los... Entao volto a lembrar que pimenta nos olhos dos outros e' colirio... Mas graças a Deus o Glifosato e' pouco perigoso..., mas isso nao justifica 7 passadas por ano.

    11
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Nunca se pode dizer que todos os padres sao santos, assim como nao podemos garantir que todos os agricultores sao pessoas responsaveis... A verdade doi e nao sao todos que aceitam... Cansei de comer PONKAN E TANGERINAS com gosto de candida (inseticidas clorados)... Se eu conseguisse interceptar o irresponsavel que fazia isso com certeza estaria na cadeia... Porque cadeia e' o lugar para essa gente.

      3
    • TIAGO GOMESGOIÂNIA - GO

      Boa colocação Carlo. É evidente que a decisão da justiça em relação ao glifosato foi precipitada e é fato que defensivos agrícolas se utilizados da forma correta não são esses monstros que muitos pregam. Mas infelizmente, principalmente no setor de horticultura o pessoal tem utilizado de forma incorreta os produtos. Percorri algumas áreas nas proximidades de Goiânia, onde existem muitos pequenos produtores que arrendam terras para cultivo e é assustador a maneira como o pessoal manipula e aplica os defensivos, sem EPI's, em horário inadequado, misturam produtos sem o devido critério, etc. Também não respeitam o período de carência de muitos produtos. Normalmente são funcionários que sequer são fichados que trabalham nessas áreas. Aí deveria entrar o tal "Estado" e fiscalizar essa situação, mas parece que o estado só aparece na hora errada e onde não deve. Mas pior do que a maneira como são usados os defensivos aqui é a qualidade da água que são utilizadas na irrigação de diversas áreas. É algo tenebroso, coliformes fecais a perder de vista!

      1
  • ANGELO MIQUELÃO FILHO APUCARANA - PR 14/08/2018 17:18

    Senhor AUGUSTO MUMBACH, eu em outra oportunidade já disse exatamente estas mesmas palavras. Estamos cercados de ignorantes e imbecis que acham que nós produtores gostamos de gastar dinheiro e nos expor aos insumos químicos. Na verdade estes idiotas não passam de terroristas que tem como única a finalidade atravancar o desenvolvimento agrícola, não sabem nada do ramo, mas repetem como papagaios o besteirol que ouvem. Não podemos descartar os interesses obscuros por detrás destas campanhas contra a agricultura moderna, onde conseguimos aumentar substancialmente a produtividade graças a prática do plantio direto, conservando o solo (nosso maior capital), evitando o assoreamento dos rios e acabando em grande parte com as erosões que outrora era o nosso maior pesadelo. Antes do glifosato e das variedades de soja resistentes a ele, nós passávamos defensivos infinitamente mais perigosos, eram várias aplicações e em muitas das vezes sem sucesso no controle das ervas daninhas e pragas. Hoje usamos produtos que nem se comparam aos antigos, são modernos, eficientes e de toxidade reduzida (o glifosato é um bom exemplo). Mas a imbecilidade não conhece limites, então eles abrem fogo contra quem os alimenta, querem acabar com os carrapatos matando a vaca de leite... Muitos brasileiros não merecem o chão que pisam, o Brasil precisa de um rumo, precisa de energia e estratégia afim de limitar e banir as forças contrárias a seu desenvolvimento.

    0
  • CARLOS URACH - 14/08/2018 14:37

    A imprensa está revirando apenas a vida de Jair Bolsonaro, os outros candidatos estão sendo investigados pela PF! kkkkkkkk

    Comentário referente a notícia: "Bolsonaro não agrada ao jornalista que vive “doidão” de ideologia", por Thiago Kistenmacher

    2
  • GERALDO EMANUEL PRIZON COROMANDEL - MG 14/08/2018 14:22

    A matéria traz um erro de interpretação crasso, o sul nunca foi tucano, ele não tinha essa opção, por isso sempre votou no candidato menos ruim. Como as disputas vinham se dando entre PT e PSDB, escolhia-se por exclusão o último.

    Comentário referente a notícia: "Bolsonaro não agrada ao jornalista que vive “doidão” de ideologia", por Thiago Kistenmacher

    2
  • AUGUSTO MUMBACH GOIÂNIA - GO 14/08/2018 09:54

    Existe aquela idéia imbecil de que os agricultores adoram produtos químicos. Que fique bem claro! Nós não gostamos de produtos químicos! Se fosse possível (e tenham certeza que não é possível!), nós não usaríamos. Podem ter certeza que usamos o mínimo necessário por um simples motivo. Esses produtos são muito, muito, muito caros.

    Comentário referente a notícia: Toxicologista desmente risco do glifosato à saúde humana e defende mudança nos registros sobre intoxicação por defensivos

    3
    • ALEXANDRE CARVALHOVENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

      E tem outra, sr. Augusto: quem gosta de ficar pondo sua vida em risco? Não é por nada que é exigido o uso de EPIs, para quem aplica. Esse, SIM, estará exposto à altas doses do defensivo e na sua forma mais agressiva!

      3
  • JAIRO AUGUSTO RAIZI IRACEMA DO OESTE - PR 14/08/2018 09:25

    "Será que beberíamos glifosato ou qualquer outros agrotóxicos, quanto comemos o salame e a salsicha ?"... Quanta pobreza em nós quando valorizamos apenas nosso instinto humano. Se considerarmos que o salame e salsicha é tão cancerígenos quanto o glifosato ou qualquer outros agrotóxicos, é por que a cadeia produtiva a qual alimenta o mundo está comprometida com a saúde e a vida. Sabemos que no andar da carruagem, produzir, estamos na dependência dos agrotóxicos, porém, não podemos ser radicais ao ponto de não buscar novas tecnologias de alimentar a humanidade com menos agressividade a vida. Há poucos anos atrás se atendia uma pessoa a cada sete dias nos hospitais com doenças cancerígenas, crônicas, generalizadas etc, hoje atende-se sete pessoas a cada um dia, disse um profissional da saúde. Vale-nos refletir: " o que estou contribuindo para também produzir, transformar inovar meios tecnológicos com menos agressividade para alimentar o mundo e de fato para que haja vida saudável ?... pensamos nisto sem radicalidade.

    Comentário referente a notícia: Toxicologista desmente risco do glifosato à saúde humana e defende mudança nos registros sobre intoxicação por defensivos

    13
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Houve um tempo em que as mortes naturais "antecipadas" tinham um motivo: ..."Nó nas Tripas"... ... ... O que levava a formular tal veredito? ... ... O grau de ignorância da sociedade de antanho... ... Hoje, já é possível produzir um DNA livre de doenças no futuro, como canceres, diabetes, Mal de Parkinson, Alzheimer e, outros... ... Os prognósticos estão a cada dia revelando a verdade das moléstias responsáveis pelos óbitos de cada ser humano, ou seja, o nível de ignorância está se tornando minimo. ... ... Com isto, as doenças vão aumentando, não nos ataques, mas sim nos prognósticos. Aposto que hoje ninguém morre por causa de "Nó nas Tripas"...

      1
  • ALEXANDRE CARVALHO VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES 13/08/2018 21:30

    Para aqueles que afirmam categoricamente que os laboratórios são vilões, conspirando em toda sua existência para causar câncer nas pessoas, para depois vender "soluções", etc., etc., façam um favor para a humanidade: comprem seu pedacinho de terra, criem suas vaquinhas à base somente, de capim (cuidado com as sementes!), suas galinhas entregues à própria sorte de ciscar minhocas, seus porquinhos à base de lavagem de suas cozinhas (orgânicas, provavelmente), plantem suas verduras, legumes e tubérculos, enfim, tudo que forem consumir, de forma orgânica, sem nenhum defensivo e nem adubo químico. E, por favor, deixem-me curtir minha dosinha de Roundup.

    Comentário referente a notícia: Toxicologista desmente risco do glifosato à saúde humana e defende mudança nos registros sobre intoxicação por defensivos

    5
    • LUIZ SIMONIUMUARAMA - PR

      Quando apareceu o glifosato, um agrônomo do antigo IBC disse-me: lançaram um produto sensacional, perde o efeito de herbicida assim que chega no solo. Portanto, não é possível que ele por si próprio tenha se alterado.... Certa vez aplicamos roundap em pastagem na grama mato grosso. Mesmo em com as condições ideais, ele não funcionou. Quando fomos verificar, os aplicadores tinham utilizado água suja de terra!!!.

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Luiz, segundo se fala, a argila presente nos solos é responsável pela "quebra" da molécula do glifosato...

      0
  • ADALBERTO JOSÉ MUNHOZ CAMPO MOURÃO - PR 13/08/2018 19:32

    Boa noite, com relação esse assunto envolvendo o Funrural estão detonando a bancada ruralista,... sou agricultor e já me cansei do conto de fadas do preço mínimo, que nunca é praticado e até hoje nunca vi nenhum urbanoide se manifestar em apoio à nossa classe ... mas o pãozinho francês quentinho é muito bom.

    0
  • WILSON COLOGNI INDAIATUBA - SP 13/08/2018 18:06

    É um absurdo o que estão querendo fazer com a agricultura brasileira... Pessoas que não entendem nada da tecnica agricola se acham no direito de opinar sobre o que não conhecem. Quem tem tantas duvidas sobre os Defensivos Agricolas deveria primeiro pesquisar quantas pessoas são intoxicadas por estes produtos e depois comparar com o número de intoxicações que ocorrem com remedios, por exemplo. As intoxicações com medicamentos são infinitamente maiores.

    Comentário referente a notícia: Toxicologista desmente risco do glifosato à saúde humana e defende mudança nos registros sobre intoxicação por defensivos

    2
  • JOÃO LUNARDI SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT 13/08/2018 17:04

    Não tenho base de conhecimento de causa sobre o glifosato causar cancer. Mas se ocorrer a proibição, o setor vai encontrar dificuldades de manejo das lavouras... Minha opinião seria dar um prazo para os produtores se adaptarem até um novo principio ativo aparecer.

    Comentário referente a notícia: Ações da Bayer despencam após veredito sobre vínculo entre herbicida Roundup e câncer

    2